Alimentação

DF está com estoque baixo de leite materno desde outubro de 2021

Meta mensal de 1,5 mil litros de leite materno não é alcançada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal há cinco meses. Saiba como doar na capital federal

Correio Braziliense
postado em 05/04/2022 16:22 / atualizado em 05/04/2022 16:29
2015-05-21. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Aniversário de Taguatinga 57 anos. Na foto, Miriam Oliveira, coordenadora do Banco de Leite Humano do HRT. -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
2015-05-21. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Aniversário de Taguatinga 57 anos. Na foto, Miriam Oliveira, coordenadora do Banco de Leite Humano do HRT. - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

O estoque do banco de leite materno do Distrito Federal está com estoque baixo desde outubro do ano passado, quando não é alcançada a meta mensal de 1,5 mil litros. É o que alertou a Secretaria de Saúde do DF (SES), na manhã desta terça-feira (5/4). 

A pasta informa que 300ml de leite materno alimentam até 10 bebês. Atualmente, há cerca de 250 crianças internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais da rede pública de saúde. O leite pode ficar armazenado em um recipiente no congelador por até uma quinzena.

Normalmente, é recolhido a cada 10 dias, para que a pasteurização seja feita no 15º dia. Crianças que não recebem o leite humano ficam mais suscetíveis a doenças, como diabetes e hipertensão, entre outras.

Saiba como doar leite materno no Distrito Federal

Toda mulher durante a amamentação pode ser uma doadora. Basta ligar para o número 160 e, na opção 4, fazer o cadastro. Outra forma é pelo site Amamenta Brasília ou pelo aplicativo disponível na App Store e na Play Store. Após o cadastro, a pessoa recebe orientações de como coletar e armazenar o leite.

  • 14/09/2018 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. 40 anos do banco de leite do Hospital Regional de Taguatinga. Cléia Cecílio Pereira (Responsável técnica pelo procedimento de avaliação e controle de qualidade do leite humano) Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 21/05/2015. Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Aniversário de Taguatinga 57 anos. Na foto, Miriam Oliveira, coordenadora do Banco de Leite Humano do HRT. Minervino Junior/CB/D.A Press

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai à residência da doadora para recolher os vidros com o leite materno. Os militares fazem a coleta em todos os pontos do DF. Outra forma de auxiliar é doando os potes de vidro em que o leite será armazenado.

O interessado deve levar os recipientes ao banco de leite ou a postos de coleta localizados em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. O site do programa Amamenta Brasília tem mais informações sobre o assunto. 

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação