Tentativa de assalto

Saiba quem são os criminosos que apontaram arma para ministro do TCU

O Correio apurou que os envolvidos são Lucas Gabriel Gonçalves, 26 anos; e Leandro Roges Silva Vieira, 28. Um deles é foragido do saidão; e o outro tem passagem por tentativa de homicídio

Darcianne Diogo
postado em 06/04/2022 18:15 / atualizado em 06/04/2022 18:24
Criminosos foram presos acusados de tentar assaltar a casa do ministro do TCU -  (crédito: Seape/PCDF)
Criminosos foram presos acusados de tentar assaltar a casa do ministro do TCU - (crédito: Seape/PCDF)

Investigados por diversos de crimes no Distrito Federal os acusados de invadir a casa no Lago Sul e apontar uma arma para a cabeça do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler, numa tentativa de assalto, têm inúmeras ocorrências por roubos e condenações que somam a mais de 15 anos de prisão. O Correio apurou que os envolvidos são Lucas Gabriel Gonçalves, 26 anos, detido em janeiro; e Leandro Roges Silva Vieira, 28, preso mesta quarta-feira (6/4) pela Polícia Civil (PCDF).

Em sessão plenária do TCU desta quarta-feira, o ministro elogiou e agradeceu o trabalho dos policiais da 10ª DP. “Pude acompanhar todas as tratativas e as ações tendentes a buscar o esclarecimento do crime. E isso vai permitir que a Justiça seja implementada. Isso é emblemático, já que demonstra aos moradores do Distrito Federal que eles podem contar com essa prestigiosa instituição, e que nos dá um sentimento de confiança e orgulho”, afirmou.

A tentativa de assalto contra o ministro aconteceu em 4 de dezembro de 2021. Zymler estava no gabinete, quando os criminosos entraram armados pela porta dos fundos da casa, o renderam, com uma arma apontada para a cabeça. Os criminosos trancaram ele e a filha, que também estava na residência, no quarto dela. “O cachorro começou a latir, e o segurança da casa estranhou e os flagraram, momento em que os dois empreenderam fuga”, afirmou o delegado à frente do caso, Tiago Carvalho, da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul).

Durante as investigações, os policiais identificaram o primeiro envolvido: Lucas Gabriel. O suspeito responde a outros crimes, incluindo violência doméstica e tentativa de homicídio. Lucas foi acusado de agredir e ameaçar a ex-mulher. A vítima solicitou as medidas protetivas de urgência em 15 de dezembro de 2018. Quase um ano depois, a mulher declarou o desinteresse na manutenção das medidas, sob a afirmação de não se sentir mais em risco e ter interesse em reatar o relacionamento.

Lucas morava em São Sebastião e, depois do crime, fugiu para Central do Maranhão, um município distante cerca de 200km da capital maranhense, com 8 mil habitantes. Em janeiro deste ano, os policiais civis da 10ª DP viajaram ao Maranhão. Para chegar à captura do acusados, os agentes tiveram de atravessar um rio de balsa. “Com a prisão de um dos autores, seguimos com as investigações e localizamos o segundo envolvido no crime”, disse o delegado.

Foragido do CPP


Na manhã desta quarta-feira (6/4), os investigadores descobriram o paradeiro de Leandro Roges Silva Vieira, comparsa na tentativa de assalto no Lago Sul. Desde 2012, ele responde, ao menos, a cinco processos, todos por roubo. Ele já foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão em uma ocasião e, em outra, a 8 anos.

Morador da Estrutural, Leandro estava em regime semiaberto e ficava no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Ao ser beneficiado com o saidão — concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) —, em 14 de novembro do ano passado, não retornou à unidade prisional e passou a ser considerado foragido. No site da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), o criminoso integra uma intensa lista de procurados, em que são detalhados nome completo, data de fuga, processo e canal para denúncia.

Leandro foi detido, em casa, em Águas Lindas de Goiás. “Com a chegada dos policiais, o autor tentou fugir pulando o telhado da residência, mas acabou sendo alcançado e preso”, detalhou Tiago Carvalho. Vídeo gravado pelos próprios policiais registraram a prisão.

Relembre o caso

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler foi vítima de uma tentativa de roubo no Lago Sul, onde vive com a família, no final do ano passado. Dois homens invadiram a residência, anunciaram o assalto e o renderam apontando uma arma para a cabeça dele.

A abordagem ao magistrado aconteceu por volta das 15h30, e o crime só não se consumou porque a cadela da família estranhou o movimento. “A nossa cachorra começou a latir, e atraiu a atenção da vigilância da rua. Quando eles viram o vigilante, fugiram”, contou o ministro. “Ela é da raça spitz alemão, preta e acompanhou os bandidos, latindo, durante todo o percurso que fizeram dentro de casa. Foi isso que chamou a atenção”, ressaltou. Durante todo o tempo em que a dupla de assaltantes ficou em casa, o ministro teve a arma apontada para a sua cabeça. “Demorou cerca de 15 minutos”, lembra Benjamin Zymler. Para ele, a cena foi um filme de terror. “Foi traumatizante, mas ainda bem que não houve nada mais sério”, avaliou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Leandro é foragido do saidão
    Leandro é foragido do saidão Foto: Redes sociais
  • Ladrão colocou arma na cabeça de ministro do TCU
    Ladrão colocou arma na cabeça de ministro do TCU Foto: PCDF/Divulgação
  • Assaltante que colocou arma na cabeça de ministro do TCU é preso
    Assaltante que colocou arma na cabeça de ministro do TCU é preso Foto: PCDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação