Águas Lindas

Assaltante que colocou arma na cabeça de ministro do TCU é preso

O crime aconteceu no SHIS QI 19, no Lago Sul, em 4 de dezembro do ano passado, com o ministro Benjamin Zymler

Darcianne Diogo
postado em 06/04/2022 09:08 / atualizado em 06/04/2022 09:33
 (crédito: PCDF/Divulgação)
(crédito: PCDF/Divulgação)

Policiais civis da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) prenderam, nesta quarta-feira (6/4), um foragido do sistema penitenciário envolvido na tentativa de assalto contra o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler. O crime aconteceu no SHIS QI 19, no Lago Sul, em 4 de dezembro do ano passado.

No dia do crime, os dois criminosos invadiram a casa da vítima. Armados, os assaltantes renderam o ministro e a filha dele e o trancaram em um cômodo da residência, quando foram surpreendidos por um segurança armado da casa e fugiram.

Após os fatos, policiais civis identificaram os dois envolvidos. Um deles foi preso pela 10ª DP em 7 de janeiro, em Central do Maranhão, município distante cerca de 200km da capital maranhense. Com a prisão do primeiro assaltante, os investigadores conseguiram localizar o segundo autor, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF, foragido do Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

Segundo a PCDF, os assaltantes acumulam passagens por crimes contra o patrimônio e, inclusive, alguns desses registros estão relacionados a crimes praticados também no Lago Sul. A operação contou com o apoio de agentes da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA).

Relembre o caso

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler foi vítima de tentativa de roubo no Lago Sul, onde vive com a família, no final do ano passado. Na ocasião, dois homens invadiram a residência, anunciaram o assalto e o renderam apontando uma arma para a cabeça dele.

A abordagem ao magistrado ocorreu por volta das 15h30 e o crime só não se consumou porque a cadela da família começou a latir. “A nossa cachorra começou a latir, e atraiu a atenção da vigilância da rua. Quando eles viram o vigilante, fugiram”, contou o ministro. “Ela é da raça spitz alemão, preta, e acompanhou os bandidos, latindo, durante todo o percurso que fizeram dentro de casa. Foi isso que chamou a atenção”, ressaltou.

Durante todo o tempo em que a dupla de assaltantes ficou em casa, o ministro teve a arma apontada para a sua cabeça. “Demorou cerca de 15 minutos”, diz. Para ele, a cena foi um filme de terror. “Foi traumatizante, mas ainda bem que não houve nada mais sério”, lembrou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação