Cultura

Música, teatro e piquenique para celebrar o aniversário de Brasília

Show, atrações para crianças e exibição da orquestra sinfônica do Teatro Nacional fazem parte da festa. Ao CB.Poder, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues conta como será a festa

Eduardo Fernandes*
postado em 18/04/2022 16:13 / atualizado em 18/04/2022 16:16
Bartolomeu Rodrigues foi o entrevistado do CB. Poder nesta segunda -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Bartolomeu Rodrigues foi o entrevistado do CB. Poder nesta segunda - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Em entrevista ao CB.Poder — programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília — nesta segunda-feira (18/4), o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, falou sobre os principais planos e programações para o aniversário de 62 anos de Brasília, celebrado nesta quinta-feira (21/4). A partir desta terça-feira (19/4) e até domingo (24/4), a capital federal contará com uma lista extensa de atividades

Em entrevista à jornalista Ana Maria Campos, o titular da pasta apontou que slogan da festa, Sorria, Brasília, está relacionado com o atual momento pandêmico e com a desobrigação do uso de máscaras. “Temos de ter cautela. Ainda existem protocolos a serem obedecidos, mas, no mais, estamos podendo sorrir. Já estamos sentindo isso na cidade e queremos corresponder à altura”, ressalta.

Shows na Concha Acústica, cinema ao ar livre, apresentação de orquestras populares são algumas das atrações da festa. Na data em que Brasília festeja 62 anos, o dia será tomado por uma onda cultural no Eixo, local da antiga Funarte. “Teremos um concerto da orquestra sinfônica do Teatro Nacional. Vai ser muito bonito e contamos com uma grande presença do público”, afirma o secretário, que estima mais de 5 mil pessoas na tarde do aniversário. A programação tem início pela manhã com piqueniques na grama, desenhaços e exibições para o público infantil.

Ainda que o cenário atual da covid-19 leve uma sensação de mais alívio aos moradores do DF, o secretário reitera que algumas medidas continuarão sendo seguidas. Inclusive, será necessário a apresentação do comprovante de vacinação — seja o cartão de vacina ou o documento digital do aplicativo em celular — para garantir a entrada aos shows e eventos.

São João

Segundo o secretário, há um grande interesse por parte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) em proporcionar um belo São João na capital federal. A tradicional festa junina, na visão de Rodrigues, garante boas alegrias à população. A volta, de acordo com ele, é importante principalmente em função dos últimos anos, quando foi necessário fazer uma pausa nas festas em razão da pandemia.

“Temos que comemorar a vida, por estarmos vivos e a alegria retornando aos poucos, mas voltando com força”, destaca. O retorno é visto com bons olhos pelo secretário, que afirma estar sendo procurado por muitas pessoas que querem se envolver com as festas. Ele ainda garante que a busca ocorrerá em via de mão dupla, uma vez que a retomada dos festejos também é uma das prioridades da secretaria, pois é algo que trará uma quantidade considerável de público, sobretudo, nas regiões administrativas do DF.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação