Saúde

Hospital da Criança do DF terá aparelho de ressonância magnética

Obras para instalação do equipamento tiveram início nesta terça-feira (26/4). A estimativa é de que os atendimentos começam em setembro deste ano

Júlia Eleutério
postado em 26/04/2022 10:48 / atualizado em 26/04/2022 10:49
Hospital da Criança de Brasília vai poder dar diagnósticos mais apurados graças ao novo equipamento -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Hospital da Criança de Brasília vai poder dar diagnósticos mais apurados graças ao novo equipamento - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) passará, em setembro de 2022, a realizar exames de ressonância magnética. Em cerimônia no hospital, na manhã desta terça-feira (26/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou o local onde serão instalados os aparelhos para auxílio no tratamento de doenças degenerativas neurológicas, tumores em geral e encefalites, entre outras doenças.

"Com a implantação dessa ressonância magnética, nós vamos melhorar cada vez mais o atendimento no Distrito Federal", destacou Ibaneis. O governador elogiou a estrutura e o serviço do hospital. "A nossa visita hoje aqui é o reconhecimento pelo excelente trabalho que é prestado à sociedade. Nós sabemos o carinho, basta você andar pelos corredores", ressaltou.

Segundo os administradores do hospital, a oferta de ressonância magnética é mais um passo em busca da melhor assistência em saúde a crianças e adolescentes que precisam de cuidados terciários. Com o equipamento instalado, a estimativa é de que até 330 crianças sejam atendidas por mês. Adquirido em março, o aparelho é apropriado para casos graves e complexos, possibilitando diagnósticos mais confiáveis.

A compra do equipamento foi possível devido a um projeto apresentado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do DF, em 2016. Em outubro de 2021, após a liberação de R$ 9,5 milhões, teve início o processo de aquisição.

Além de agilizar os atendimentos, a expectativa do hospital é que a demanda por tomografias diminua, sendo utilizada nos casos em que há indicação. O tomógrafo é recomendado quando há necessidade de visualizar estruturas ósseas e realizar reconstruções 3D, enquanto a ressonância magnética é indicada para visualização de partes moles e doenças musculares e do sistema nervoso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação