SAÚDE

Hospital da Criança de Brasília avalia realizar cirurgias cardíacas

Realização de procedimentos pediátricos de baixa e média complexidade no Hospital da Criança de Brasília José Alencar era estudada antes da pandemia da covid-19. Agora, unidade volta a analisar a ideia

Ana Isabel Mansur
postado em 09/04/2022 06:00
Secretária de Saúde propôs a realização das cirurgias em crianças e adolescentes no HCB -  (crédito: Breno Esaki/Agencia Saúde - 6/5/20)
Secretária de Saúde propôs a realização das cirurgias em crianças e adolescentes no HCB - (crédito: Breno Esaki/Agencia Saúde - 6/5/20)

Em visita ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, propôs que cirurgias cardíacas pediátricas de baixa e média complexidade sejam realizadas na unidade. De acordo com a Superintendência Executiva do HCB, a ideia vinha sendo discutida antes da pandemia da covid-19, e há um plano de trabalho — que, agora, deve ser revisado. A ida do gestor da Saúde do Distrito Federal ao hospital foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nessa sexta-feira (9/4).

A avaliação é de que o HCB tem capacidade técnica e profissional para oferecer os procedimentos. A unidade tem 29 mil m² de área construída e conta com 30 consultórios médicos. Há 202 leitos de internação, dos quais 30 são de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica e 18 de cuidados intermediários. O hospital tem centro cirúrgico com cinco salas de médio e grande porte, além de área dedicada ao ensino e à pesquisa, que oferece 12 programas de residência médica. A unidade não tem emergência. Os pacientes são atendidos por meio de marcação de consultas.

A realização das cirurgias cardíacas em crianças e adolescentes permitiria agilizar a fila de espera por atendimentos do tipo. O hospital tem o serviço de UTI bem estruturado. Atualmente, pacientes que precisam de intervenção cardíaca de alta, média ou baixa complexidade são encaminhados ao Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). O Hospital da Criança participa do fluxo desses atendimentos por meio da disponibilização de leitos de UTI.

O HCB oferece, hoje, atendimento em mais de 20 especialidades pediátricas — alergia, endocrinologia, gastroenterologia, hepatologia, genética clínica, reumatologia e psiquiatria. O hospital também realiza procedimentos como hemodiálise, diálise peritoneal, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, exames laboratoriais e de imagem, entre outros serviços. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação