Exoneração

Subcomandante da PMDF é exonerado após investigação sobre pedido de carona

Coronel é alvo de investigações que apuram o caso do major Fábio Borges, que teria ligado para o 190 para pedir carona para um de seus funcionários, com residência em Ceilândia

Carlos Silva*
postado em 26/04/2022 14:16 / atualizado em 26/04/2022 14:16
 (crédito:  PAULO JAMIR PAIVA GOMES)
(crédito: PAULO JAMIR PAIVA GOMES)

Foi exonerado, nesta terça-feira (26/4), o coronel Hércules Freitas, subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A decisão, assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça.

O coronel é alvo de investigações que apuram o caso do major Fábio Borges, que teria ligado para o 190 — telefone destinado ao atendimento de ocorrências policiais — para pedir carona para um de seus funcionários, com residência em Ceilândia.

Borges teria ameaçado os policiais que atenderam ao chamado no local. Em tom autoritário, quando questionado, o major disse que a ordem teria partido do subcomandante Freitas. “Pode falar com quem quiser, a ordem é do subcomandante-geral”, teria dito.

O oficial que havia questionado a fala do major foi informado de que Hércules Freitas havia ligado para o chefe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e pedido para que o major fosse deixado em casa.

Veja o trecho da exoneração:

A exoneração se dá "em cumprimento à ordem judicial exarada pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT"
A exoneração se dá "em cumprimento à ordem judicial exarada pela Auditoria Militar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT" (foto: DODF/Divulgação)

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação