Núcleo Bandeirante

Comissão da CLDF pede que GDF acompanhe família de jovem agredido

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar pediu que mãe de jovem agredido seja amparada pela Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania

Pedro Marra
postado em 26/04/2022 18:31 / atualizado em 26/04/2022 18:31
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Diante do clima de indignação criado após um adolescente de 14 anos ser ameaçada e espancado pelo vizinho, Victor de Sales Batista, 27, em uma quadra de esportes do Núcleo Bandeirante, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) protocolou, na tarde desta terça-feira (26/4), um ofício a duas pastas do governo local.

No pedido ao secretário de Justiça e Cidadania do DF, Jaime Santana, o presidente da comissão, deputado Fábio Felix (Psol), solicita o acompanhamento psicossocial da mãe e do adolescente agredido. O pedido foi feito com base no artigo 67 do Regimento Interno da CLDF, em que "articular-se com entidades públicas ou privadas de defesa dos direitos humanos e cidadania, bem com órgãos públicos de segurança e defesa civil, em esforço conjunto para minimizar as causas da violência", diz um trecho do documento.

No ofício enviado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), especificamente ao chefe da pasta, Júlio Danilo, a comissão cita outra parte do regimento interno da Câmara Legislativa, que trata de "investigar denúncias de violação dos direitos humanos ou cidadania", determina o texto.

Relembre o caso

Na tarde de sábado (23/4), um vídeo gravado por um outro garoto, que estava em uma quadra de esportes do Núcleo Bandeirante, registrou uma triste cena de violência. Victor de Sales Batista aparece agredindo o adolescente com chutes. Na filmagem, as testemunhas gritam por ajuda, enquanto o menino é golpeado no chão. 

A situação ocorreu na 3ª Avenida da Vila Nova Divinéia, da cidade. Nas imagens, o adolescente aparece caído no meio da quadra de esportes. O menino grita: "Ai, ai, ai". Mas o homem continua com aviolência. Victor ainda pergunta: "e agora? você vai correr? você não disse que não sou seu pai?", diz o agressor, antes de dar um soco no rosto do menor.

Caído ao chão, o jovem ainda sofreu diversos chutes enquanto o vizinho dizia: "da próxima vez vou é te matar". Após a violência sofrida, o adolescente ligou para a Polícia Militar. Em seguida, ele foi encaminhado junto da mãe para a 11ª DP.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação