Fauna

Jacaré é flagrado no Lago Paranoá e impressiona internautas; Veja vídeo

Dois atletas de canoagem gravaram o momento na última terça-feira (26/4), quando praticavam o esporte na altura do Setor de Mansões. O animal nadava tranquilamente próximo à margem

Correio Braziliense
postado em 28/04/2022 16:15 / atualizado em 28/04/2022 16:16
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Uma dupla de atletas de canoagem flagrou um momento inusitado no Lago Paranoá: um jacaré nadando na altura do Setor de Mansões tranquilamente, no fim da tarde da última terça-feira (26/4). Quem gravou o vídeo foram os campeões brasileiros de Canoagem Maratona e de Canoagem Oceânica, Marcelo Bosi e o filho, Rudah Bosi.

O vídeo foi compartilhado pelo atleta nas redes sociais e fez sucesso entre os internautas. No meio das águas azuladas, o animal pode ser confundido por um pedaço de madeira, mas logo os movimentos do jacaré são identificados. Na postagem, Marcelo brinca: “Rolê do Croc! A natureza da capital cada vez mais exuberante! Viva a natureza!”

Confira a publicação:

Doutor em biologia animal e professor da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Bessa explica que, apesar da repercussão do vídeo, os animais não são raros no Lago Paranoá. “Eles não são abundantes como em regiões mais baixas, como o Araguaia ou o Pantanal, mas não são raros”, pontua.

Eduardo acrescenta: "a presença deles é um bom sinal, predadores de topo da cadeia alimentar são sempre um bom sinal porque demandam toda a disponibilidade dos níveis tróficos mais abaixo (as presas deles, as presas das presas...) para eles estarem ali".

O especialista salienta que provavelmente o animal é um "jacaré tinga". "A recomendação ao ver esses animais é deixar o bicho em paz. Eles não nos farão mal algum, o lago é o habitat para eles. A lei de proteção à fauna proíbe perseguir, acuar, pegar e, pior ainda, matar esses animais", finaliza. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação