Violência

Fenaj e Sindicato dos Jornalistas lamentam ataque a repórter da Globo

Federação Nacional dos Jornalistas cobra que investigação esclareça reais motivações para o crime e se há alguma ligação com a profissão de Gabriel Luiz

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) lamentaram, na manhã desta sexta-feira (15/4), o ataque sofrido pelo repórter da TV Globo Gabriel Luiz, 28 anos. O jornalista foi esfaqueado na noite desta quinta-feira (14/4) perto de casa, no Sudoeste. O estado dele é grave. 

Em nota, a Fenaj disse que "espera que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos." A Federação também cobrou uma investigação sobre as motivações para o crime. "Diante da escalada da violência contra jornalistas no Brasil, é preciso uma averiguação criteriosa da motivação do crime, para que seja esclarecido se está vinculado ao exercício profissional", afirmou. 

Por fim, a federação repudiou todo tipo de violência praticada contra jornalistas. "A Fenaj reitera seu repúdio à violência, em especial a praticada contra profissionais da imprensa, que cumprem o importante papel de levar informações verdadeiras à sociedade", disse. 

O Sindicato dos Jornalistas do DF prestou, pelo Twitter, solidariedade ao repórter e também cobrou uma investigação sobre o caso. "Esperamos que o caso seja investigado com rigor. Toda nossa solidariedade ao colega e estamos na torcida para que ele se recupere o mais breve possível", disse. 

Esfaqueamento Gabriel Luiz 

O repórter foi esfaqueado por dois homens por volta das 23h20 perto do supermercado Pão de Açúcar no Sudoeste. Imagens de câmera de segurança mostram os suspeitos do crime perseguindo o repórter. Outras imagens mostram o momento em que Gabriel corre ensaguentado para pedir socorro na portaria do prédio em que mora. 

O repórter recebeu cerca de 10 facadas e teve perfurações de órgãos vitais, como pulmão e veias no pescoço e estômago. 

Gabriel foi socorrido com hemorragia e levado ao Hospital de Base. Durante a madrugada, ele passou por cirurgias e o quadro dele é estável. Ele deve  ser encaminhado para a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas próximas horas. 

Marcelo Ferreira/ CB/ D.A Press - Região no Sudoeste onde repórter da Globo Gabriel Luiz mora e foi esfaqueado
Marcelo Ferreira/ CB/ D.A Press - Região no Sudoeste onde repórter da Globo Gabriel Luiz mora e foi esfaqueado
Reprodução/TV Globo - Gabriel Luiz segue hospitalizado, mas fora de perigo e da UTI

Saiba Mais