Imunização no DF

Covid-19, gripe e sarampo: saiba onde e quem pode se vacinar no DF

A maioria dos pontos de atendimento abrem das 8h às 17h. Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina

Correio Braziliense
postado em 02/05/2022 14:46
 (crédito: Clement Mahoudeau/AFP)
(crédito: Clement Mahoudeau/AFP)

As campanhas de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza continuam, nesta segunda-feira (2/5), no Distrito Federal. A maioria dos pontos de atendimento abrem das 8h às 17h, mas alguns funcionam no período noturno. Aqueles que desejam iniciar ou dar sequência ao esquema vacinal podem procurar os postos divulgados pela Secretaria de Saúde do DF, no site oficial.  Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação.

Campanha contra a covid-19

A vacinação contra a covid-19, no Distrito Federal, começou no dia 19 de janeiro. Os dados atualizados no último sábado (30/4) do vacinômetro revelam que no DF estão com primeira dose ou dose única 90,09% da população. Com a segunda dose, ou dose única, estão 83,57% dos brasilienses. Os locais da vacinação são divididos em categorias: D1 maiores de 12 anos; D2 maiores de 12 anos; dose de reforço; vacinação para crianças; drive thru; vacinação noturna; e imunossuprimidos.

Campanha contra a influenza

A campanha de imunização contra a influenza teve início no começo de abril, com atendimento de crianças e idosos na faixa etária supracitada, e deve ir até o dia 3 de junho. No último sábado, a Secretaria de Saúde mobilizou o Dia D da vacinação, e imunização crianças com idades entre 6 meses e com menos de 5 anos, e os idosos com 60 anos ou mais. A campanha segue aberta nesta segunda-feira, para os mesmos grupos.

No combate à influenza, a vacinação também inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, responsável pelo surto da doença no início de 2022. Assim, a meta é vacinar, até 3 de junho, pelo menos 90% dos grupos elegíveis, que representam mais de um milhão de pessoas no Distrito Federal. Em 2021, 67,4% do público-alvo foi vacinado na campanha.

Os dados do boletim informativo divulgados pela Secretaria de Saúde mostram que, do período de 4 a 29 de abril, 103.509 doses da vacina contra a Influenza foram administradas no Distrito Federal. O grupo de idosos apresenta a maior cobertura no DF, 29,8%. Os trabalhadores da saúde estão com a cobertura vacinal de 21,1%.

Campanha contra o sarampo

A campanha contra o sarampo ocorre em um momento de baixa na cobertura vacinal e de risco com novos casos, já que uma única pessoa infectada pode contaminar de 15 a 18 pessoas. Entre o público-alvo, que abrange crianças de 6 meses até menores de 5 anos, o contingente no DF é de aproximadamente 182 mil pequenos. A meta é vacinar 95% delas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação