Imunização

DF terá Dia D de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado

Neste sábado, 79 pontos ficarão abertos, das 9h às 17h, para imunizar crianças, de 6 meses a menos de 5 anos, e idosos contra gripe e sarampo

Arthur Ribeiro*
postado em 29/04/2022 21:08 / atualizado em 29/04/2022 21:09
 (crédito:  Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press)
(crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press)

O Distrito Federal terá 79 postos de vacina contra gripe e sarampo neste sábado (30/4). No “Dia D” da vacinação, o objetivo das duas campanhas é imunizar crianças com idades entre 6 meses e com menos de 5 anos, e os idosos com 60 anos ou mais.

Os locais de vacinação ficarão abertos das 9h às 17h. Em ambas as campanhas, a meta é aplicar a vacina em mais de 90% do público-alvo.

Influenza

No combate à influenza, a vacinação também inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, responsável pelo surto da doença no início de 2022. Assim, a meta é vacinar, até 3 de junho, pelo menos 90% dos grupos elegíveis, que representam mais de um milhão de pessoas no Distrito Federal. Em 2021, 67,4% do público-alvo foi vacinado na campanha.

A campanha de imunização contra a influenza teve início no começo de abril, com atendimento de crianças e idosos na faixa etária supracitada. No Dia D, a campanha também abrangerá outros grupos prioritários, entre eles gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Confira os locais de vacinação deste sábado (30/4) por meio do site da pasta responsável.

Sarampo

A campanha contra o sarampo ocorre em um momento de baixa na cobertura vacinal e de risco com novos casos, já que uma única pessoa infectada pode contaminar de 15 a 18 pessoas. Entre o público-alvo, que abrange crianças de 6 meses até menores de 5 anos, o contingente no DF é de aproximadamente 182 mil pequenos. A meta é vacinar 95% delas.

Somado ao grupo especial, também serão atendidas no Dia D pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação