HISTÓRIA

Primeira missa realizada em Brasília completa 65 anos nesta terça-feira

Celebração ocorreu em 1957, na atual Praça do Cruzeiro, quando Brasília estava em construção. Segundo a Novacap, missa reuniu cerca de 15 mil pessoas de diversas partes do país

Correio Braziliense
postado em 03/05/2022 22:37 / atualizado em 03/05/2022 22:39
 (crédito: Arquivo Público do DF/Reprodução)
(crédito: Arquivo Público do DF/Reprodução)

Há 65 anos, cerca de 15 mil pessoas se reuniam para a primeira missa realizada em Brasília. Era 3 de maio de 1957. "Ontem, apenas uma esperança; e, hoje, entre todas, a mais nova das filhas do Brasil", dizia um dos trechos do discurso do então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Na ocasião, ainda não havia igrejas para celebração da cerimônia. Por isso, foi escolhido o ponto mais alto do Planalto Central, a 1.172 metros de altitude. Atualmente, no local, fica a Praça do Cruzeiro, atrás do Memorial JK.

Pouco antes da cerimônia, o presidente Kubitschek tinha ido ao aeroporto da futura cidade — ainda não finalizado — para receber as autoridades convidadas; entre elas, o então arcebispo de São Paulo, cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, que presidiria a solenidade. 

  • Primeira missa da capital completa 65 anos nesta terça-feira (?) Arquivo Público do DF/Reprodução
  • Primeira missa da capital completa 65 anos nesta terça-feira (?) Arquivo Público do DF/Reprodução
  • Credito: Valério Ayres/CB/D.A Press. Brasil. Brasília -Isto é brasilia - Catedral de Brasilia.A cruz de madeira, feita em pau brasil, usada na primeira missa realizada em Brasília, na Praça do Cruzeiro, no lançamento da pedra fundamental da cidade, está exposta também no interior da Catedral. Valério Ayres/CB/D.A Press
  • Crédito: Arquivo CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Toldo de lona, no local da primeira missa realizada em Brasília em 03/05/1957, na Praça do Cruzeiro, em meio ao Cerrado do Planalto Central. Arquivo CB/D.A Press

No local da missa, cruz de madeira, bancos para os convidados e altar marcaram o cenário. A celebração religiosa contou, ainda, com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que peregrinou por todas as capitais do país antes de desembarcar em Brasília como madrinha da cidade.

A missa reuniu, segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), cerca de 15 mil pessoas. Mais de 20 aviões militares, comerciais e particulares aterrissaram em Brasília, com numerosos grupos de convidados, que saíram do Rio de Janeiro, de São Paulo e de outras partes do país.

Após a cerimônia, os visitantes voltaram para as cidades de origem. A cruz de madeira da solenidade que marcou o batismo da capital federal continua em exposição, na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. Enquanto isso, a Praça do Cruzeiro se tornou ponto de referência e lazer para quem gosta de admirar o belo pôr do sol brasiliense.

Com informações da Radioagência Nacional

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação