Brasília

Aeroporto de Brasília faz 65 anos; relembre a história do local

Em 3 de maio de 1957, o terminal realizou o primeiro voo comercial e foi oficialmente inaugurado

Cecília Sóter
postado em 03/05/2022 17:46 / atualizado em 03/05/2022 17:54
O primeiro terminal aéreo de Brasília, chamado de Aeroporto de Vera Cruz, era improvisado, feito de madeira e com uma pista de terra batida -  (crédito:  Arquivo Público do Distrito Fed)
O primeiro terminal aéreo de Brasília, chamado de Aeroporto de Vera Cruz, era improvisado, feito de madeira e com uma pista de terra batida - (crédito: Arquivo Público do Distrito Fed)

Nesta terça-feira (3/5), o Aeroporto Internacional de Brasília completa 65 anos. O terminal foi inaugurado alguns anos antes da nova capital federal ficar pronta.

O aeroporto foi inaugurado oficialmente em 3 de maio de 1957, três anos antes de Brasília tomar forma. O terminal recebia voos com cargas, trabalhadores e os novos moradores da cidade, tudo para auxiliar na logística das obras da nova capital.

O primeiro terminal aéreo de Brasília, chamado de Aeroporto de Vera Cruz, era improvisado, feito de madeira e com uma pista de terra batida.

Originalmente era localizado onde está a rodoferroviária, mas mudou ainda nos anos 50 para atual localização. O terminal realizou o primeiro voo comercial em 3 de maio de 1957, com a companhia Pan American, saindo do Planalto Central com destino a Nova York, nos Estados Unidos.

65 anos depois aquele barracão de madeira deu lugar a uma estrutura moderna com duas pistas de pouso e decolagem, diversos destinos nacionais e internacionais, além de diversas lojas e restaurantes.

  • Primeiro voo comercial do Aeroporto de Brasí­lia — 3 de maio de 1957 Arquivo Público do DF
  • Vista aérea da construção do Aeroporto Arquivo Público do Distrito Federal
  • Suely, mulher do engenheiro responsável pela obra de construção do Palácio da Alvorada Fernando da Glória Rosendo, no Aeroporto de Brasília, em 1957 Arquivo Pessoal
  • Pessoas e autoridades durante a inauguração do Aeroporto de Brasília em 1957 Arquivo Pessoal
  • Finalização do Aeroporto de Brasília, em 1957 Arquivo Público do DF
  • Fernando da Glória Rosendo, engenheiro responsável pela obra de construção do Palácio da Alvorada, com sua mulher Suely no restaurante do Aeroporto de Brasília, em 1957 Arquivo Pessoal

Chamado também como aeroporto JK, já foi reconhecido e premiado como um dos melhores terminais aéreos da categoria. É também um dos maiores centros de conexão de voos domésticos e o segundo mais movimentado do país. Além disso, é o mais pontual e o único que opera as pistas de forma simultânea e paralela.

Com o crescimento ao longo dos anos, trouxe mais oportunidades de negócios, novos voos e marcas. Este mês a GOL retoma as operações para Miami e Orlando, e assim o terminal passará a atender seis cidades no exterior.

Outra novidade são as obras de expansão da zona aeroportuária. Já na segunda fase do projeto, será executado por meio de parcerias, e compreenderá a construção de um shopping, um complexo de entretenimento e um centro de logística. A previsão de entrega dos empreendimentos é no final de 2023, com a conclusão das obras prevista para o primeiro semestre de 2024. A Inframerica estima investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com a geração de cerca de 3.500 novos empregos, diretos e indiretos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação