Cidadania

Família pede doação de sangue para paciente que está internada no DF

Familiares e amigos da paciente Tania Abreu Carvalho pedem ajuda para conseguir doações de sangue. Interessados devem procurar o Hemocentro São Lucas

Rafaela Martins
postado em 04/05/2022 20:29 / atualizado em 05/05/2022 10:41
Doações devem ser feitas no nome de Tania -  (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
Doações devem ser feitas no nome de Tania - (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Familiares e amigos da paciente Tania Abreu Carvalho pedem ajuda da população brasiliense para conseguir doações de sangue no Hemocentro São Lucas, no Lago Sul. De acordo com os familiares, o estoque da unidade está baixo e precisando de reposição. Para doar é necessário portar um documento com foto e realizar o gesto em nome de Tania.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os volumes dos estoques de sangue do Distrito Federal sofreram uma queda brusca. Desta forma, interessados em ajudar devem procurar o Hemocentro São Lucas, localizado na SHIS, QI 15 do Lago Sul, no Centro Médico Brasília (em frente ao Hospital Brasília).

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem realizou algum procedimento estético, passou por cirurgia ou endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente precisa consultar o site do Hemocentro, para verificar se está habilitado.

O doador deve estar bem alimentado e beber bastante água desde o dia anterior à doação, além de não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Pelo menos três horas antes, evitar alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e derivados. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para doar sangue. Esse prazo também se aplica a quem teve contato com pessoa com suspeita ou diagnóstico de covid-19, e deve ser contado a partir do último encontro. Quem teve covid-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação