Justiça

TCDF manda suspender pagamento de supersalários de diretores da Terracap

Decisão de aceitar o pedido do Ministério Público de Contas, que pedia a suspensão dos pagamentos aos diretores da Terracap, aconteceu após a companhia receber o comunicado para prestar esclarecimentos

Pablo Giovanni*
postado em 05/05/2022 10:23 / atualizado em 05/05/2022 10:30
 (crédito: TCDF/Divulgação)
(crédito: TCDF/Divulgação)

O conselheiro Manoel de Andrade, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), decidiu suspender os supersalários de diretores da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) após o Ministério Público de Contas (MPC) entrar com medida cautelar pela suspensão dos pagamentos. De acordo com o conselheiro, que exerce a função de relator do processo, a companhia recebeu o despacho singular na última quinta-feira (28/4), mas não respondeu aos questionamentos da Corte.

A decisão do magistrado, na sessão plenária desta quarta-feira (4/5), determinou a suspensão dos pagamentos aos diretores até que a Terracap responda aos esclarecimentos feitos pela corte. O MPC, na representação que acabou sendo aceita pelo relator, apontava ilegalidade no contracheque dos diretores, que chegou a R$ 68 mil após o aumento automático de remuneração.

O aumento começou em novembro de 2021, quando um funcionário começou a exercer cargo comissionado na companhia, com contracheque superior ao que os diretores recebiam em outubro, quando era R$ 54 mil.

De acordo com a jornalista Ana Maria Campos, da coluna Eixo Capital, do Correio Braziliense, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a suspensão do reajuste dos salários de diretores, e ainda ordenou que a assembleia de acionistas da companhia analisasse o reajuste e, em seguida, o conselho.

Prazo

No despacho singular, que determinava o prazo para a Terracap esclarecer pontos solicitados por Andrade, o conselheiro ainda acatou o pedido do MPC, que solicitava, no prazo de 15 dias, que o governador Ibaneis Rocha (MDB) também prestasse esclarecimentos acerca dos honorários fixados aos diretores da companhia, que devem ser homologados pelo chefe do Poder Executivo. A data final segue em curso.

Além dessa determinação de três dias para a Terracap prestar esclarecimentos necessários para o enfrentamento da medida cautelar solicitada pelo MPC, que acabou não sendo atendida, a companhia também terá 15 dias para prestar outras informações solicitadas na representação movida pelo órgão de contas.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação