Vacinação

Imunização contra o HPV é ampliada no Distrito Federal até quarta-feira

O público alvo teve a faixa etária ampliada pela Secretaria de Saúde. Mulheres que têm entre 9 e 45 anos, e homens de 9 a 26 anos podem receber o imunizante até dia 11 de maio

Correio Braziliense
postado em 06/05/2022 21:31
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mulheres que têm entre 9 e 45 anos, e homens que possuem de 9 a 26 anos podem receber a vacina contra o Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), nesta sexta-feira (6/5), após a pasta identificar doses residuais — imunizantes que estão sobrando.

Desta forma, a secretaria autorizou a aplicação da vacina em pessoas que não fazem parte do público alvo. Os imunizantes estão disponíveis nas salas de vacinação de rotina, que podem ser conferidos por meio do site da pasta responsável.

A chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira, informou que cerca de 7,5 mil doses estão com vencimento programado para a próxima quarta-feira (11/5). "Por conta da pandemia, caiu a procura. Nosso consumo mensal dessas vacinas, que era de 5,5 mil doses, caiu para 3,5 mil por mês", explicou.

A vacinação contra o HPV atende meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos, mas a aplicação em adolescentes e adultos também apresenta efetividade. É o que explica a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (Gevitha), Renata Brandão. "Pacientes dessa faixa etária já tomavam a vacina contra o HPV, mas só grupos específicos, como aqueles com HIV e em tratamento de câncer".

Papilomavírus humano

O papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês) é uma infecção sexualmente transmissível comum e pode provocar desde verrugas genitais até neoplasias, como câncer no colo do útero, no pênis e na laringe.

A vacina que previne o HPV protege contra quatro tipos do vírus (quadrivalente), dois de baixo risco e dois de alto risco. Os de baixo risco são encontrados em 90% dos condilomas genitais, também conhecidos como verrugas genitais. Já os de alto risco, a vacina protege contra os subtipos de HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação