Previsão do Tempo

Umidade relativa do ar pode chegar a 30% no DF, nesta quarta

De acordo com especialistas, caso o nível de medição seja registrado por cinco dias consecutivos, o DF entra em estado de atenção; Defesa Civil alerta para os cuidados

Correio Braziliense
postado em 11/05/2022 09:10
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

O sol e o clima seco mantêm-se nesta quarta-feira (11/5), no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as temperaturas máximas na capital federal oscilem entre 28ºC e 29ºC. Mas, a preocupação deve ser com a umidade relativa do ar: nas horas mais quentes do dia, os registros podem alcançar 30%. De acordo com especialistas, caso o nível de medição seja registrado por cinco dias consecutivos, o DF entra em estado de atenção.

A meteorologista Naiane Araújo explica que maio é um mês de transição e a tendência é que o tempo seco prevaleça. Dentre as características dessa climatologia, está a redução nos registros de chuva, altas temperaturas durante o dia e queda nos termômetros durante a noite. “Estamos com predomínio da massa de ar seco. Nesse caso, as noites ficam com o céu claro, mais aberto, e isso favorece para a perda radiativa noturna, que é quando todo o calor adquirido ao longo do dia se perde rapidamente durante a noite”, explica.

De acordo com Naiane, o DF segue sem previsão de chuva e o céu na capital federal deve permanecer com poucas nuvens. “Quando temos nuvens, a perda radiativa noturna é mais difícil de acontecer. Mas quando não temos esse padrão, os dias são mais quentes, porque o sol prevalece e as temperaturas durante a noite ficam mais frias”, diz. A mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 10,6ºC, em Águas Emendadas. A umidade relativa do ar ficou em 90%.

Sem chuvas, a orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho. Confira a orientação para cada nível de medição abaixo.

Confira a orientação para cada nível de medição:

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação