Lua

Internautas compartilham registros do fenômeno Lua de Sangue

Além de ser visto em partes da América do Norte, Europa e África, o fenômeno também pode ser acompanhado em todo o Brasil

Carlos Silva*
postado em 16/05/2022 14:43 / atualizado em 16/05/2022 14:43
Mateus Félix, morador do Sudoeste, havia acompanhado o fenômeno em 2015 e no domingo teve uma nova oportunidade -  (crédito: Mateus Félix)
Mateus Félix, morador do Sudoeste, havia acompanhado o fenômeno em 2015 e no domingo teve uma nova oportunidade - (crédito: Mateus Félix)

O eclipse total da lua, também conhecido como lua de sangue, ocorreu no último domingo (15/5). Além de ser visto em partes da América do Norte, Europa e África, o fenômeno também pode ser acompanhado em todo o Brasil. Na Capital, os brasilienses aproveitaram para registrar o momento.

A estudante Giovanna Maciel, 21 anos, moradora do Guará, acompanhou o fenômeno da praça do Cruzeiro, próximo ao Memorial JK. Apesar de não ter conseguido captar todo o fenômeno, ela relata ter sido uma boa experiência. “Foi ótimo, mas o céu estava um pouco nublado e não consegui acompanhar o fenômeno por completo”, afirma.

A estudante Giovanna Maciel, de 21 anos, moradora do Guará, acompanhou o fenômeno da praça do Cruzeiro, próximo ao Memorial JK
A estudante Giovanna Maciel, de 21 anos, moradora do Guará, acompanhou o fenômeno da praça do Cruzeiro, próximo ao Memorial JK (foto: Giovanna Maciel)

Sandro Rosa, membro do Clube de Astronomia de Brasília há 18 anos, também fez questão de acompanhar o fenômeno. Ele também falou sobre as nuvens na hora do eclipse, mas que ainda assim foi um momento único. "Mesmo as nuvens tendo atrapalhado a visualização da totalidade do eclipse, foi um momento mágico e único! Muitas famílias, casais de namorados e grupo de amigos puderam apreciar a beleza do fenômeno natural. A lua fascina e encanta a todos!”, alegre-se ao relembrar.

 

Sandro Rosa também falou sobre as nuvens na hora do eclipse, mas que ainda assim foi um momento único.
Sandro Rosa também falou sobre as nuvens na hora do eclipse, mas que ainda assim foi um momento único. (foto: Sandro Rosa)

O desenvolvedor de software Mateus Félix, morador do Sudoeste, também ficou a postos para acompanhar o fenômeno (foto principal). Ele havia acompanhado em 2015 e no domingo teve uma nova oportunidade. “O último eclipse lunar total que tive a chance de observar nitidamente foi em 2015 então ver esse eclipse ontem, e ter o conhecimento técnico de fotografia (que não tinha em 2015 e vim aprimorando nos últimos anos) para registrar a lua do jeito que eu sempre quis, foi incrível”, afirma.

Uma das que também conseguiu acompanhar o fenômeno por completo foi Mônica Viana, 21 anos, que conseguiu captar quatro diferentes fases do eclipse. A estudante, moradora de Ceilândia relatou felicidade por acompanhar o evento. “O eclipse lunar foi um fenômeno espetacular. Aqui em Brasília é muito raro ver fenômenos astronômicos, mas ontem a lua estava linda”, conta.

  • Mônica Viana, de 21 anos, conseguiu captar quatro diferentes fases do eclipse Mônica Viana
  • A estudante, moradora de Ceilândia, relatou felicidade por acompanhar o evento Mônica Viana
  • Umas das fases que ela conseguiu foi da lua quase no ponto mais avermelhado Mônica Viana
  • Na última foto, Mônica conseguiu registrar o fenômeno no ápice Mônica Viana

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse parcial aconteceu às 23h27, horário em que a lua começou a escurecer. Às 00h29 de segunda-feira (16/5), ocorreu o eclipse completo. A junção do eclipse lunar e superlua (quando a lua está cheia) causa a cor avermelhada, pois quando a lua está próxima da Terra, somente as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação