Certificados

Ibaneis assina decreto de ponto facultativo no Dia do Gari

Ibaneis Rocha (MDB) esteve no evento de comemoração, nesta segunda-feira (16/5), no Núcleo de Limpeza de Brasília. A data é comemorada no dia 16 de maio

Júlia Eleutério
postado em 16/05/2022 11:35 / atualizado em 16/05/2022 11:35
O ponto facultativo foi uma maneira de homenagear a categoria -  (crédito: Júlia Eleutério/CB/DA Press)
O ponto facultativo foi uma maneira de homenagear a categoria - (crédito: Júlia Eleutério/CB/DA Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta segunda-feira (16/5), o decreto de ponto facultativo para o Dia do Gari, que é celebrado em 16 de maio. Os profissionais receberam um café da manhã especial com direito a música ao vivo e entrega de certificados com a presença do chefe do Executivo local, durante o evento no Núcleo de Limpeza de Brasília, na Avenida das Nações.

Após a assinatura, Ibaneis destacou a importância do serviço prestado pelos garis para a cidade. "Um gesto simples como esse, mas é um gesto de muito significado para cada um de vocês", ressaltou o governador. "A maneira que nós encontramos de homenageá-los foi exatamente decretando um ponto facultativo para todos", completou.

Para uma das funcionárias terceirizadas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o decreto vai ser benéfico para o grupo. "Já era feriado aqui no SLU, mas agora vai ser bom para a gente que é gari terceirizado", comentou a profissional, que não quis se identificar.

O SLU conta com mais de 5 mil profissionais trabalhando diariamente. "Vale a pena dizer que a nossa cidade está bastante limpa e organizada, mesmo com a falta de consciência que ainda existe da população do DF", pontuou o governador.

Para Ibaneis, os moradores da capital ainda precisam melhorar a separação do lixo para ajudar o trabalho dos garis e ampliar a reciclagem de material. "Nós temos que conscientizar cada vez mais, ampliar a coleta seletiva, melhorar a qualidade do lixo da nossa cidade para que eles possam trabalhar com mais segurança, trazendo principalmente a reciclagem que é muito importante para nossa cidade", concluiu o chefe do Executivo local.

Certificados

Na cerimônia, Ibaneis também entregou diversos certificados para os profissionais. Dentre eles, Izabelle Souza, de 18 anos, ganhou, das mãos do governador, o título de Gari Mais Jovem. Feliz com o reconhecimento, Izabelle contou que, além do serviço prestado para a limpeza da capital, estuda psicologia.

A jovem comentou que tem uma rotina cansativa, mas que vale a pena todo o esforço. "É gratificante fazer parte do SLU. Desde que eu comecei a trabalhar conheci pessoas maravilhosas que estão ao meu redor e a minha mãe tem me ajudado bastante", disse Izabelle, ressaltando que aproveita a oportunidade para aprender com os mais velhos.

O governador destacou a importância do estudo. "Uma das melhores maneiras, e talvez uma das únicas, de transformar a vida das pessoas é através dos estudos. Então, nós temos que incentivar essas pessoas para que voltem aos estudos. Aqui mesmo dentro do SLU tem um programa de alfabetização e a gente espera que isso cresça em empresas do Distrito Federal", pontuou Ibaneis.

Além do título de Gari Mais Jovem, outros dois profissionais receberam os certificados de Gari Mais Rápida de 2021 e de Gari Mais Antigo do SLU.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação