Agronegócio

AgroBrasília oferece atrativos para produtores e estudantes

Além das inovações tecnológicas, as crianças também se divertiram no espaço do evento com a visita aos animais da pecuária

Edis Henrique Peres
postado em 17/05/2022 14:05 / atualizado em 17/05/2022 15:24
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A feira da AgroBrasília foi um atrativo nesta terça-feira (17/5) não apenas para os produtores que foram ao local fechar negócios ou conhecer as últimas inovações e tecnologias para o campo. Os alunos da escola Sousa Lima, do distrito Marajó de Cristalina, se divertiram ao passear pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci.

O turno matutino de toda a escola visitou o espaço. Ao lado do boi Baru, da raça senepol, de mil quilos, os alunos entre 10 e 11 anos abraçaram o animal, e se divertiram com a proximidade do bicho gigantesco.

A professora da turma, Renata Nogueira, confessou que todos estavam adorando. "Da minha turma vieram 16 alunos. Está bem interessante, todos estão gostando. Alguns já vieram em outras edições, mas muitos estão vindo pela primeira vez" conta.

Ela afirma que a experiência é importante para os estudantes. "Tem a questão deles passearem, saírem um pouco, e ter esse contato com os animais, os cavalos, os bois, muitos não têm essa proximidade. E isso tudo vai se refletir em conteúdos de geografia e ciência, por exemplo, dentro da sala de aula", garante.

Os alunos da escola Sousa Lima, do distrito Marajó de Cristalina, se divertiram ao passear pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci
Os alunos da escola Sousa Lima, do distrito Marajó de Cristalina, se divertiram ao passear pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (foto: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A feira começou nesta terça-feira e continua até 21 de maio. Durante os cinco dias de programação, a expectativa é receber entre 90 e 120 mil visitantes. A AgroBrasília acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a cerca de 70km do centro da capital do país.

Presidente da feira, Ronaldo Triacca conta que o espaço foi ampliado para esta edição. "Abrimos novas ruas para receber os expositores", detalha. "O produtor estava sentindo falta desse contato olho no olho, desse comparativo de tanta tecnologia em um único lugar", acrescenta.

Veja as palestras e fóruns previstos no evento:

17 de maio

14h30 — Sistema Antecipe (Embrapa): Cultivo intercalar antecipado de milho segunda safra nas entrelinhas da soja

18 de maio

8h30 — Estratégias, práticas e rumos de uma agricultura equilibrada, eficiente e sustentável

14h30 — Bioinsumos: as alternativas de correção/adubação diante do atual cenário

16h — Controle biológico e uso de drones

19 de maio

10h — Inovação do controle biológico no sistema de produção

13h30 — A produção de vinhos finos no Planalto Central e suas potencialidades

16h - Controle biológico: da pesquisa ao mercado

20 de maio

8h30 — Cultivo da canola no cerrado: alternativa para rotação de culturas e de diversificação de renda

9h — Mulher do agro: qual a importância da mídia social na sua carreira?

11h — Estratégias para confinamento

13h30 — 4º Fórum Distrital de Febre Aftosa

16h — Programa Nacional de Bioinsumos: avanços e perspectivas

21 de maio

8h30 — Os desafios da fazenda com a turma do Agro de Negócios

9h30 — Apresentação das soluções tecnológicas para controle biológico das 7 startups finalistas

11h15 — Anúncio da vencedora e entrega da premiação

*Todas atividades terão transmissão on-line, pela plataforma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação