Agricultura

Preparativos para maior feira do agronegócio do Centro-Oeste a todo vapor

Expectativa dos organizadores da AgroBrasília é receber cerca de 90 mil visitantes entre 17 e 21 deste mês. Evento volta a ocorrer presencialmente após dois anos

Edis Henrique Peres
postado em 13/05/2022 14:19 / atualizado em 16/05/2022 18:22
 AgroBrasília está de volta com sua programação presencial entre os dias 17 e 21 deste mês, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci -  (crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)
AgroBrasília está de volta com sua programação presencial entre os dias 17 e 21 deste mês, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci - (crédito: Ed Alves/CB/DA PRESS)

A maior feira de agronegócio do Centro-Oeste, a AgroBrasília, está de volta com sua programação presencial. O evento acontecerá entre 17 e 21 deste mês, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), após dois anos sem atividades com público devido à crise sanitária do novo coronavírus. Ao longo dos cinco dias de programação, os produtores rurais terão acesso a palestras, cursos e debates sobre temas relacionados ao setor produtivo. A expectativa dos organizadores é receber 90 mil visitantes.

De acordo com o presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, a feira tem importância para além do Distrito Federal. "A AgroBrasília já é uma feira do Planalto Central, tem uma abrangência maior que um raio de 250km. Recebemos produtores de diversas regiões, inclusive de fora do país", conta.

O evento deste ano contará com novos atrativos, como seminários de vitinicultura e de mulheres do agro, com abordagem focada na importância da mídia social na carreira. A programação técnica também será transmitida pela página oficial da AgroBrasília no YouTube.

Este ano, também acontece o InovaAgroBrasilia para empresários, empreendedores e estudantes com ideias inovadoras sobre o controle biológico no combate a pragas agrícolas e a insetos transmissores de doenças por meio de inimigos naturais. O mecanismo funciona com o uso de insetos ou micro-organismo,s como fungos, vírus e bactérias.

Coordenador do InovaAgroBrasília, Ricardo Araújo detalha: "A primeira fase contou com 13 startups inscritas, avaliadas por 26 profissionais. Da primeira fase, sete foram classificadas para um processo de avaliação da viabilidade pecuarista".

Além disso, a Competição Cultivares, que completa 12 anos de prova, é o momento em que os agricultores podem avaliar o potencial produtivo de sementes, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética. A ação também serve para auxiliar na tomada de decisões para as próximas safras.

Potencial

A feira é promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do DF (Coopa-DF), conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), da Centrais de Abastecimento (Ceasa) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri).

O secretario de agricultura do DF, Cândido Teles, destaca que a AgroBrasília é fundamental pela interlocução de conhecimentos, principalmente da Embrapa. "A contribuição da Embrapa transformou o Brasil de importador em exportador de grãos e de proteína animal. Quem imaginava que o Planalto Central poderia produzir uva, pêssegos, trigo e mel de boa qualidade se não fossem as pesquisas realizadas?", conta.

Presidente da Coopa-DF, José Guilhermer Brenner afirma que a feira é um marco para todo o DF e cerrado. "A Coopa-DF tem um prazer muito grande de realizar isso, é um evento feito de produtores para produtores. Estávamos com muita saudade do evento presencial", salienta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação