Festividade

Festa Social, em Sobradinho 2, dá início às celebrações típicas

O evento, que ocorre em 20, 21 e 22 de maio, será no estacionamento da Paróquia São José Esposo de Maria, sempre após as missas das 18h

Correio Braziliense
postado em 19/05/2022 18:34 / atualizado em 19/05/2022 19:42
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A chegada do frio no Distrito Federal inicia, também, a contagem regressiva para as festas típicas na capital. Para os amantes das festividades, o sábado (20/5) pode ser uma boa oportunidade para matar a saudade da boa e velha folia. A Paróquia São José Esposo de Maria, em Sobradinho 2, realizará sua tradicional Festa Social, conhecida pela comunidade como Barraquinhas do Padroeiro.

O evento, que ocorre em 20, 21 e 22 de maio, será no estacionamento da paróquia, sempre após as missas das 18h. A festa faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde 28 de abril de 2014. Com a publicação da Lei nº 5.332, de 25 da abril de 2014, o evento passou a ser realizado anualmente na segunda quinzena do mês de maio, como um ato religioso e de cultura popular da cidade.

Doces, bolos, pipoca, caldos, canjica e cachorro quente fazem parte do cardápio da festa e, além das comidas típicas preparadas pelas pastorais e comunidade, haverá shows ao vivo. Neste ano, o evento contará com o apoio do Governo do Distrito Federal. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa com o Instituto Casa da Vila realiza o evento e fomenta a produção artística e cultural na cidade. Segundo Camila Palatucci, do Instituto Casa da Vila, a Festa de São José é um evento com uma grande importância social, econômica e cultural para Sobradinho 2.

Por ser uma festividade tradicional há mais de 20 anos em Sobradinho 2, a Festa de São Jose faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde 28 de abril de 2014
Por ser uma festividade tradicional há mais de 20 anos em Sobradinho 2, a Festa de São Jose faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde 28 de abril de 2014 (foto: Material cedido ao Correio)

“O evento gera um impacto positivo para vários setores da comunidade, com cultura, trabalho e renda”, defende Camila. Após dois anos sem festa presencial por conta da pandemia, as expectativas são grandes para este ano. “Nos dois anos de pandemia, as barraquinhas foram realizadas no formato drive-in. Comidas típicas eram vendidas por meio de kits e os shows eram acompanhados por lives. Retornar este ano para o formato presencial gera uma grande mobilização e expectativa de todos”, explica André Lopez, organizador do evento.

Segundo André, a previsão é receber em torno de 5 mil pessoas de todas as idades e classes sociais nos três dias de festa. “Será um grande evento de entretenimento familiar e promoção cultural, vale a pena trazer os amigos, a família e aproveitar”, conclui o coordenador do evento.

Programação Musical

  • Alex Júnior — Forró
  • André Lopez— Sertanejo piseiro
  • Milena Gomez—Sertanejo e MPB
  • Geninho Almeida— Sertanejo e MPB
  • Ruan Filipe — Sertanejo

*A organização da festa informa que não serão comercializadas bebidas alcoólicas.

Serviço

  • De 20 a 22 de maio de 2022
  • Horário: após as missas das 18h
  • Local: estacionamento da Paróquia São José Esposo de Maria – AR 05 Área Especial 02 S/N –Sobradinho 2

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação