O Centro De Ensino Fundamental Caseb comemora 62 anos de existência neste sábado (21/5), e uma programação especial foi feita para a comunidade escolar. Assim como a história da escola está interligada com a de Brasília, também está ligada com a trajetória do Correio Braziliense, que registrou momentos importantes da instituição de ensino ao longo dos anos. Pensando nisso, a professora de história Patrícia Nogueira resolveu apresentar essa memória aos alunos do Caseb, por meio da exposição e oficina Histórias entrelaçadas: Uma cidade, um jornal, uma escola.
A ideia da educadora foi transformar fontes jornalísticas em fontes históricas para trabalho em sala de aula, como material didático. Segundo Patrícia, "eles gostam muito de trabalhar com esse material alternativo e de sair um pouco do livro didático. A ideia é mostrar que a função de historiador pode ser feito por qualquer pessoa que se engaje no trabalho de pesquisa", explica.
O material usado na atividade foi tirado do acervo digital da Biblioteca Nacional de Brasília e reúne matérias publicadas pelo Correio Braziliense sobre o Caseb de 1960 a 2022. "Os temas são diversos sobre a escola. Percebemos como está entrelaçada a história do jornal com a da cidade e a da nossa escola", afirma.
A estudante Ismim Cruz, de 13 anos, estuda no Caseb desde 2020 e achou interessante saber mais sobre o passado da escola. "Tem muitas coisas que eu não sabia sobre o Caseb, como a história do símbolo, que é uma girafa, porque o presidente Juscelino Kubitschek viu a caixa d'água em cima do prédio e achou a imagem parecida com a de uma girafa", brinca.
O evento em comemoração aos 62 anos da instituição será realizado hoje, das 8 às 12 horas. A programação é restrita aos alunos.
*Estagiário sob a supervisão de Michel Medeiros
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.