Reciclagem

SLU inaugura sistema que permitirá condomínios do DF processarem o próprio lixo

Apresentado como composteira-piloto, o projeto foi construído no terreno da Usina de Tratamento Mecânico Biológico e inaugurado na quinta-feira (19/5)

Correio Braziliense
postado em 20/05/2022 22:23
 (crédito: na Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: na Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

A composteira-piloto que servirá como modelo para a reciclagem de orgânicos em média escala no DF, foi inaugurada na última quinta-feira (19/5), pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O projeto foi construído no terreno da Usina de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB) do P Sul, em Ceilândia.

Composteira é um local adequado para o depósito e reaproveitamento dos resíduos orgânicos (restos de comida, folhas, borras de café, entre outros). O modelo feito na usina foi idealizado por técnicos do SLU e construído para ser replicado em condomínios horizontais e verticais do Distrito Federal.

“Já fizemos o minhocário, que é uma proposta de pequena escala. Já fazemos há 36 anos a compostagem em larga escala, na usina. E essa aqui é uma proposta em média escala para conseguir tratar o resíduo residencial no mesmo local onde foi gerado. Fizemos um passo a passo para a construção dessa composteira que está disponível no site do SLU”, disse a idealizadora do projeto, assessora especial do SLU, Mayara Menezes.

A gerente de implementação da Política de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Maria Fernanda Teixeira, também falou sobre a importância da iniciativa. “A gente tem uma lei distrital que obriga a compostagem dos orgânicos aqui no DF e estamos trabalhando para sua regulamentação e formas de disseminar essa prática.”

Também compareceram à inauguração o diretor-presidente do SLU Silvio Vieira e o vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Côrtes. Interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar no canal do Youtube da SLU-DF e conferir o tutorial sobre a construção e implementação da unidade de compostagem — a partir da unidade modelo de composteira de orgânicos para condomínios.

Com informações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação