Ação social

Espaços de pernoite para pessoas em situação de rua são ampliados

Chamada de Ação Contra o Frio, a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes) oferece 100 colchões com cobertor, lanche e café da manhã para pessoas em situação de rua

Correio Braziliense
postado em 21/05/2022 21:01 / atualizado em 21/05/2022 21:01
  Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, abriga pessoas em situação de rua  -  (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)
Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, abriga pessoas em situação de rua - (crédito: Pedro Marra/CB/D.A. Press)

Após abrir o Ginásio Poliesportivo do Centro de Interescolar de Esporte (Cief), na 907 Sul, nessa sexta-feira (20/5), para abrigar pessoas em situação de rua durante a frente fria polar no Distrito Federal, o governo local instalou mais três estruturas emergenciais.

  • Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, abriga pessoas em situação de rua Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, abriga pessoas em situação de rua Pedro Marra/CB/D.A. Press

Os novos espaços ficam em Sobradinho, no Ginásio de Esportes ao lado do Centro Olímpico e Paralímpico, em Ceilândia Norte, no Ginásio Regional do Setor N, e no Estádio Bezerrão, no Gama. Cada local tem capacidade para cerca de 100 cidadãos. Entre sábado e domingo, todos abrem das 20h às 8h do dia seguinte. A necessidade do funcionamento de cada um vai ser avaliado diariamente.

Chamada de Ação Contra o Frio, o pernoite provisório tem estrutura parecida com o da 907 Sul, com colchões, cobertores, lanche da noite e café da manhã, além de banheiro para uso e higienização. 

 

As equipes de abordagem social de rua intensificaram o trabalho de informar essas pessoas acerca do espaço. O GDF orienta que todo cidadão pode informar esse público sobre esses locais. Ao saírem do espaço, são orientados a buscarem os dois Centros de Referência Especializado para População em Situação (Centros Pop) e os 14 Restaurantes Comunitários para almoçarem e receberem informações sobre os serviços socioassistenciais. Essa é uma ação integrada e podem ser abertas novas unidades em outras localidades.

Saiba como ajudar

Para colaborar com as pessoas em situação de rua, o cidadão pode entregar cobertores e agasalhos nos dois Centros Pop e nas 12 unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), bem como em todos os pontos disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para atendimento ao público.

Confira abaixo os endereços das unidades socioassistenciais

Centros Pop (funcionam diariamente das 7h às 19h)

Taguatinga: QNF 24 A/E nº 2. Módulo A

Brasília: SGAS 903, Conjunto C

Creas (funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h)

Brasília: SGAS 614/615, Lote 104 (L2 Sul)

Brazlândia: A/E nº 1, lotes K/L

Ceilândia: QNM 16, AE, Módulo A

Diversidade: SGAS 614/615, Lote 104 (L2 Sul)

Estrutural: AE 9 – Setor Central

Gama: AE 11/13 – Setor Central

Núcleo Bandeirante: Avenida Central, AE, Lote E

Planaltina: AE H, Lote 6 – Setor Central

Samambaia: QN 419, AE 1

São Sebastião: Quadra 101, AE s/nº, Administração Regional

Sobradinho: Quadra 6, AE nº 3

Taguatinga: AE nº 9 – Setor D Sul.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação