Previsão do tempo

Com mínima de 7°C, temperatura no DF sobe gradualmente neste sábado

A máxima deve chegar a 26°C no DF e 24°C na região do Plano Piloto. A umidade relativa do ar estará baixa no período da tarde, com mínima de 20%

Júlia Eleutério
postado em 21/05/2022 10:46 / atualizado em 21/05/2022 11:12
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Com temperatura mínima de 7°C na manhã deste sábado (21/5), os brasilienses que não gostam muito do frio intenso podem ficar aliviados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que as temperaturas voltem a subir pouco a pouco nos próximos dias. A máxima prevista para o Distrito Federal é de 26°C no período da tarde.

O meteorologista do Inmet Heráclio Alves explica que as temperaturas estão subindo. “Gradualmente, ela já vai se elevando entre hoje e amanhã aqui na região do DF”, destaca Heráclio. No Plano Piloto, a máxima pode chegar a 24°C à tarde. Com o sol aparecendo e poucas nuvens, a capital não tem previsão de chuva.

Apesar da leve subida das temperaturas, a umidade relativa do ar está baixa e deve ter mínima de 20% no período da tarde. “É uma massa de ar fria e seca. Então, por causa do frio, a gente acaba não bebendo muita água e sente os lábios e o nariz mais ressecados”, pontua o meteorologista. A máxima foi de 85% durante a manhã. Com ventos fracos, a sensação térmica não se altera em relação à temperatura registrada.

Para o domingo (22/5), o meteorologista indica que haverá poucas mudanças na previsão. “Vai manter entre 7°C a 9°C de manhã, mas a temperatura vai aumentando gradualmente durante o fim de semana. Amanhã, já está um pouquinho melhor, mas a umidade ainda fica baixa”, avalia Heráclio.

Alerta laranja até domingo

O Inmet emitiu, na tarde de quinta-feira (20/5), um alerta laranja de perigo devido à onda de frio. Por conta do risco à saúde com a temperatura abaixo da média, o aviso segue até a manhã deste domingo (22/5).

A Defesa Civil também emitiu alerta sobre a situação e listou cuidados a serem tomados para evitar problemas com o frio intenso. Confira:

  • Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
  • Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
  • Beba bastante líquidos;
  • Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
  • Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
  • Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
  • Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação