Tempo

Sexta-feira será de sol com poucas nuvens no Distrito Federal

Temperatura mínima registrada pelos termômetros da capital nesta sexta-feira (27/5) foi de 12°C, no Gama, com máxima podendo chegar aos 27°C

Carlos Silva*
postado em 27/05/2022 10:13 / atualizado em 27/05/2022 10:13
Umidade pode cair a 30% nos períodos mais quentes do dia -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
Umidade pode cair a 30% nos períodos mais quentes do dia - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Boa notícia para quem vai curtir o fim de semana! Sexta-feira segue com sol e poucas nuvens. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima registrada pelos termômetros da capital nesta sexta-feira (27/5) foi de 12°C, no Gama, com máxima podendo chegar aos 27°C.

Em relação à da umidade relativa do ar, a sexta-feira não tem diferenças marcantes em relação à última quinta-feira (26/5). A máxima ficou em 95%, mas pode cair para 30% nos períodos mais quentes do dia.


Segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet, essa será uma condição de baixa umidade recorrente até meados de outubro, quando o DF se aproxima do período de chuvas. Em vista disso, Bahia reforçou os cuidados a serem tomados. “O ar está mais seco, e parte da população já pode sentir os efeitos da baixa umidade. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados”, afirma.

Devido à situação de baixa umidade no Distrito Federal, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (SUDEC) emitiu alerta amarelo — perigo potencial. O órgão também listou uma série de cuidados a serem tomados para que a população não sofra os efeitos da baixa umidade.

Cuidados com a baixa umidade

Umas das principais medidas é manter uma boa hidratação, com sucos naturais, água de coco, água, etc. Umedecer as narinas e os olhos periodicamente com soro fisiológico também é importante, principalmente para quem vai fazer exercícios. Para evitar efeitos nas áreas como olhos e narinas também é importante manter a limpeza dos ambientes e evitar acúmulo de pó e ácaros, o que ajuda a prevenir crises alérgicas.

Parte da população tende a sentir mais os efeitos causados pela baixa umidade. Por isso, é necessário dar atenção especial para idosos e crianças quanto à hidratação e possíveis doenças respiratórias. Também recomenda-se dar preferência a refeições leves.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação