Incêndio

Feirantes lamentam prejuízos com incêndio na Feira dos Importados

As chamas começaram ainda na noite deste domingo (29/5). Segundo os bombeiros, cerca de 30 bancas foram atingidas, sendo que 14 ficaram totalmente destruídas

Júlia Eleutério
postado em 30/05/2022 13:49 / atualizado em 30/05/2022 14:54
Bombeiros ainda trabalham para ter certeza de que não há mais focos de incêndio -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Bombeiros ainda trabalham para ter certeza de que não há mais focos de incêndio - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A sensação de vazio é o que fica para muitos feirantes que tiveram a banca destruída no incêndio que atingiu a Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA),  na noite de domingo (29/5). "Superando a pandemia e vem um incêndio destruindo tudo. É difícil a situação", lamentou uma das feirantes, que teve a banca totalmente devastada pelo incêndio. Lojista no local desde a fundação do espaço, em 1997, a comerciante de embalagens, que não quis se identificar, estava acompanhada da filha à procura de mais informações.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) avaliou que cerca de 30 bancas foram atingidas pelo incêndio de grandes proporções no local. Desse total, 14 boxes ficaram totalmente destruídos. As chamas começaram na noite deste domingo (29/5). Os militares ainda trabalham para combater focos de fumaça na feira.

Abaladas com a situação, as duas contaram que a feira ficou sem energia por cerca de três dias na semana passada. “Queimou o gerador da Feira e compraram um novo mais potente”, comentou a feirante, mencionando as dificuldades e a taxa de manutenção elevada no local.

Sobre a queima do equipamento, a Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do Distrito Federal (Cooperfim) declarou que um laudo pericial vai apontar a causa da queima do transformador, A cooperativa diz que empenhou todos os esforços para substituir o equipamento danificado. A Feira ficou sem iluminação entre terça-feira (24/5) e quinta-feira (26/5), quando a energia foi reestabelecida após a instalação do transformador novo.

Outra comerciante, que também teve o box atingido pelas chamas, recordava tudo que estava dentro da loja. “Máquina de cartão, roupas, impressoras de cupom fiscal, manequim, micro-ondas, ventilador”, contou, ao contabilizar o prejuízo causado pelo incêndio.

  • Incêndio na Feira dos Importados CBMDF
  • Incêndio na Feira dos Importados CBMDF
  • Incêndio na Feira dos Importados CBMDF
  • Incêndio na Feira dos Importados CBMDF

Apesar de as chamas estarem controladas, o tenente-coronel do CBMDF Fábio Ribeiro explicou que o local ainda requer cuidados e acompanhamento da equipe de bombeiros. “Ainda tem pontos quentes, inclusive nesse momento a gente tem uma câmera térmica que identifica os pontos de calor e nós ainda temos pontos de calor no teto devido à fumaça acumulada ali”, destacou o militar, mencionando a operação de rescaldo do incêndio.

As chamas atingiram as bancas centrais, localizadas no bloco B. A maioria das lojas comercializava eletrônicos e óculos. Os bombeiros identificaram um botijão de gás com a válvula rompida em uma das bancas atingidas. Segundo a corporação, isso pode ter contribuído para o alastramento do fogo. Além disso, não era permitido ter botijões nos boxes que pegaram fogo, somente na área de alimentação. A perícia do Corpo de Bombeiros está no local para identificar as causas do incêndio. O laudo sai em 30 dias.

Em nota, a Cooperfim destacou que a perícia irá determinar a causa do incêndio e a Defesa Civil fará vistoria para avaliar a liberação do espaço, podendo reabrir nesta terça-feira (31/5).

Confira a nota na íntegra:

A Cooperfim informa que, entre a noite de domingo (29) e madrugada de segunda-feira (30), um incêndio atingiu boxes no Bloco B, da Feira dos Importados de Brasília (FIB). Em uma rápida atuação da brigada de incêndio da FIB e do Corpo de Bombeiros foi possível conter as chamas. Houve perdas materiais, mas ninguém ficou ferido. Laudo do Corpo de Bombeiros vai apontar o foco do incêndio e, posteriormente, perícia da Polícia Civil determinará a causa. A Defesa Civil faz vistoria no local no início desta tarde para fazer a liberação do espaço, que deve reabrir nesta terça-feira (31).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação