INCÊNDIO

Cerca de 30 bancas foram atingidas por fogo na Feira dos Importados

Bombeiros ainda estão combatendo focos de fumaça, operando para o rescaldo e resfriamento do local. Segundo a corporação, 14 lojas ficaram totalmente destruídas

Júlia Eleutério
postado em 30/05/2022 11:32 / atualizado em 30/05/2022 12:19
Bombeiros ainda trabalham na contenção do fogo 10 horas depois do início do incêndio -  (crédito: Ed Alves/CB)
Bombeiros ainda trabalham na contenção do fogo 10 horas depois do início do incêndio - (crédito: Ed Alves/CB)

Cerca de 30 bancas foram atingidas pelo incêndio de grandes proporções na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), 14 boxes ficaram totalmente destruídos. As chamas começaram na noite deste domingo (29/5). Até o momento, os militares ainda trabalham para combater focos de fumaça no local.

O tenente-coronel Fábio Ribeiro explicou que o local ainda requer cuidados e acompanhamento da equipe de bombeiros. "Quando se tem um incêndio, aquela fumaça sobe com a temperatura muito alta. Ela se espalhou pela feira e derreteu muita coisa em outras bancas", comentou o militar, totalizando as cerca de 30 lojas.

As chamas atingiram as bancas centrais, localizadas no bloco B. A maioria das lojas comercializavam eletrônicos e óculos.

Incêndio atinge Feira dos Importados na manhã desta segunda-feira (30/5)
Incêndio atinge Feira dos Importados na manhã desta segunda-feira (30/5) (foto: Ed Alves/CB)

A perícia do Corpo de Bombeiros está no local para identificar as causas do incêndio. O laudo sai em 30 dias. "A perícia vai ter um trabalho maior para descobrir a causa do incêndio", avaliou o tenente-coronel Ribeiro. "Eu não posso adiantar, é muito prematuro falar onde começou e qual foi a causa", concluiu.

Durante a operação de combate, os bombeiros identificaram um botijão de gás com a válvula rompida em uma das bancas atingidas. Segundo a corporação, isso pode ter contribuído para o alastramento do fogo. Além disso, não era permitido ter botijões nos boxes que pegaram fogo, somente na área de alimentação.

Rescaldo

A corporação passou a noite no local combatendo pequenos focos, conhecido como rescaldo. "O bombeiro passa a câmera térmica em toda feira e onde tem ponto de calor, ele vai lá e faz o combate", explicou o tenente-coronel. Mesmo após mais de 10 horas do início das chamas, os militares ainda identificavam pontos quentes, principalmente no teto.

"A fumaça ainda está em cima, como ela concentra temperatura alta, a nossa câmera térmica registrou no teto da feira. Como a Feira é parcialmente aberta, isso proporciona acúmulo de fumaça", ressaltou o militar.

Os feirantes e demais pessoas não estão autorizadas a entrar no local devido ao perigo de intoxicação pela fumaça. Em nota, a Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do Distrito Federal (Cooperfim) destacou que a perícia irá determinar a causa do incêndio e a Defesa Civil fará vistoria para avaliar a liberação do espaço, podendo reabrir nesta terça-feira (31/5).

Confira a nota na íntegra:

A Cooperfim informa que, entre a noite de domingo (29) e madrugada de segunda-feira (30), um incêndio atingiu boxes no Bloco B, da Feira dos Importados de Brasília (FIB). Em uma rápida atuação da brigada de incêndio da FIB e do Corpo de Bombeiros foi possível conter as chamas. Houve perdas materiais, mas ninguém ficou ferido. Laudo do Corpo de Bombeiros vai apontar o foco do incêndio e, posteriormente, perícia da Polícia Civil determinará a causa. A Defesa Civil faz vistoria no local no início desta tarde para fazer a liberação do espaço, que deve reabrir nesta terça-feira (31).

Incêndio atinge Feira dos Importados na manhã desta segunda-feira (30/5)
Incêndio atinge Feira dos Importados na manhã desta segunda-feira (30/5) (foto: Ed Alves/CB)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Ao todo, 25 bancas foram atingidas pelo fogo na Feira dos Importados
    Ao todo, 25 bancas foram atingidas pelo fogo na Feira dos Importados Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Incêndio atinge Feira dos Importados na manhã desta segunda-feira (30/5)
    Incêndio atinge Feira dos Importados na manhã desta segunda-feira (30/5) Foto: Ed Alves/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação