História

Relembre os grandes incêndios que marcaram Brasília

Nesta terça-feira (21/12), um incêndio atingiu o Complexo Gastronômico Casa Maaya

Thays Martins
postado em 21/12/2021 13:41 / atualizado em 21/12/2021 13:47
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Complexo Gastronômico Casa Maaya nesta terça-feira (21/12). O fogo logo foi controlado e ninguém ficou ferido, mas, de longe, foi possível ver a grande quantidade de fumaça que saía do local.

A triste notícia faz lembrar de outros incêndios que a capital já vivenciou. Relembre alguns:

Brasília Palace

Há 44 anos, o primeiro hotel da capital, o Brasília Palace Hotel, era consumido por chamas provocadas por um curto-circuito em uma cafeteira. O acidente aconteceu em 1978 e, na ocasião, todos os 135 quartos estavam ocupados. Não houve vítimas. Na época, a destruição provocada pelo fogo obrigou o hotel a fechar. Ele só voltou a ser reaberto em 2006.

INSS 

Na manhã do dia 27 de dezembro de 2005, um incêndio atingiu sete dos 10 andares da sede do  Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), na Asa Sul. O prédio estava praticamente vazio na hora que o fogo começou, por isso não teve feridos. Na época, o incêndio foi considerado o maior dos últimos 17 anos. 

Orca do Tribo

O restaurante Orca da Tribo, no Lago Sul, sofreu com um incêndio em 2011. No momento, 120 pessoas almoçavam e 20 trabalhavam. As chamas demoraram cerca de 20 minutos para consumir o local. Todos conseguiram sair em segurança.

Shopping 

incêndio no shopping Mall em 2013
incêndio no shopping Mall em 2013 (foto: arquivo Correio)

Em 2013, o Shopping Mall, em Taguatinga, sofreu com um incêndio no primeiro andar. Não houve vítimas, mas foram necessários cerca de 140 bombeiros, com 27 viaturas, para controlar as chamas.

Caseb 

Em 2019, o arquivo do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Caseb, localizado na 909 Sul, sofreu um incêndio. A escola foi a primeira inaugurada em Brasília, em 19 de maio de 1960. A instituição foi reconstruída e entregue este ano pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do projeto Adote uma Escola — uma parceria do poder público com a iniciativa privada.

Rodoviária do Plano Piloto

Neste ano, um princípio de incêndio assustou quem passava pela Rodoviária do Plano Piloto. A escada rolante pegou fogo de madrugada. Ninguém ficou ferido.

Transtornos

Só em 2019, o Corpo de Bombeiros do DF atendeu mais de 3500 ocorrências de incêndios em edifícios. Em 2021, teve restaurante destruído em Águas Claras pelas chamas, incêndio em supermercado no Colorado, princípio de incêndio no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e no Hotel Nacional.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação