Funcionamento

Após incêndio, a Feira dos Importados volta a funcionar nesta terça

Área atingida pelas chamas está interdita. Por orientação da Defesa Civil, foram instalados tapumes em volta dos boxes incendiados. Um total de 14 bancas ficaram inteiramente destruídas

A Feira dos Importados de Brasília (FIB) abriu às 11 horas nesta terça-feira (31/5), após o incêndio de grandes proporções que atingiu o local entre domingo (29/5) e segunda-feira (30/5). No entanto, o funcionamento terá a interdição parcial do Bloco B, onde as chamas destruíram cerca de 25 bancas, sendo que 14 ficaram totalmente queimadas.

A Defesa Civil foi acionada, na segunda-feira (30/5), para avaliar os riscos no bloco atingido pelo incêndio. Segundo o órgão, a área de circulação de clientes foi afetada apenas pela fumaça. Já a parte elétrica de todo o bloco foi prejudicada. Por orientação dos agentes, foram instalados tapumes em volta dos boxes incendiados.

Saiba Mais

Do total de bancas atingidas, 18 foram interditadas pela Defesa Civil e cabe àa Administração da Feira apresentar um laudo atestando a condição de segurança estrutural da área de circulação de clientes, bem como a readequação do sistema elétrico. A estrutura principal da feira não foi atingida e o local foi liberado pelos agentes para abertura e funcionamento normais.

O laudo do Corpo de Bombeiros, que vai indicar onde o incêndio começou e as causas, deve sair em 30 dias. A conclusão da perícia da Polícia Civil ainda não tem data para ser divulgada, conforme nota enviada pela Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do Distrito Federal (Cooperfim).

Além disso, as imagens do circuito interno de monitoramento serão entregues às polícias para auxiliar na investigação. A nota da cooperativa também ressalta que, durante a pandemia, houve troca da fiação elétrica do local e que, nesta terça-feira (31/5), a Cooperfim iniciou uma minuciosa vistoria em todas as bancas para verificar a existência de alguma irregularidade.

Incêndio

O incêndio de grandes proporções na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Distrito Federal deixou cerca de 25 bancas queimadas, sendo que 14 boxes foram totalmente destruídos. As chamas começaram na noite de domingo (29/5). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado pelos seguranças do local para conter as chamas.

O fogo atingiu as bancas centrais, localizadas no bloco B. A maioria das lojas comercializavam eletrônicos e óculos. Durante a operação de combate, os bombeiros identificaram um botijão de gás com a válvula rompida em uma das bancas atingidas. Segundo a corporação, isso pode ter contribuído para o alastramento do fogo. Além disso, não era permitido ter botijões nos boxes que pegaram fogo, somente na área de alimentação.

Saiba Mais