Desenvolvimento

Relatório divulga desenvolvimento do DF nos últimos dez anos

Documento produzido pelo Codese faz parte do relatório "O DF que a gente quer", que será finalizado no próximo mês e entregue para os candidatos ao governo do DF em agosto

Júlia Eleutério
postado em 01/06/2022 14:30 / atualizado em 01/06/2022 15:18
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese) entregou, na manhã desta quarta-feira (1º/6), o relatório Panorama de Desenvolvimento do DF —
Maio 2022, que apresenta o diagnóstico da evolução da capital na última década. O governador Ibaneis Rocha (MDB) compareceu ao evento de divulgação do documento.

Ibaneis destacou a importância do documento elaborado pelo conselho para nortear as decisões do governo. "É um trabalho que é bastante amplo, ele busca as raízes dentro de cada uma das regiões administrativas", comentou o governador.

Em julho, o Conselho irá entregar um novo documento intitulado "O DF que a gente quer —
Visão 2022/2040", um projeto técnico de desenvolvimento econômico sustentável. O relatório final será apresentado e entregue impresso, em agosto, a todos os candidatos a governador do DF, para que eles se comprometam em executá-lo conforme a necessidade da capital.

"Traz um horizonte mais amplo e bem diferente de um mandato de quatro anos, onde a gente tem ali as prioridades, as emergências, as dificuldades do dia a dia e esse olhar que o Codese traz sobre um pensamento de 18 anos, uma amplitude muito grande", ressaltou o governador.

O Codese foi criado em março de 2017, através da iniciativa da sociedade civil organizada, com o objetivo principal de participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e do Entorno, a curto, médio e longo prazo.

Presidente do Codese, Leonardo Ávila, explicou que o diagnóstico do DF foi um comparativo onde se tem todas as unidades da federação comparadas com dados ligados à saúde, à educação, à moradia, ao transporte, à renda e à desigualdade social. "Todo esse trabalho é um panorama de dez ano. A gente tem um indicador para que os governantes possam trabalhar os itens nos quais nós estamos mal ou mais mal posicionados em relação a outros estados ou em relação a outras cidades comparativas", destacou.

Além disso, Leonardo ressaltou que, quando possível, também comparou-se Brasília com a cidade de Goiânia e de Belo Horizonte, que são próximas. Outro ponto apresentado no relatório foi verificado utilizando dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), quando disponíveis para comparações entre as regiões administrativas do DF e a região do entorno.

Brasília em 2040

Questionado sobre as possibilidades para o futuro da capital federal, Ávila espera que Brasília de 2040 seja uma metrópole verde, integrada, criativa e próspera. “Se a gente conseguir esses objetivos com o documento que nós vamos entregar para o DF e nós teremos uma cidade com oportunidade para todos e com qualidade de vida para nossa população”, destacou o presidente do conselho.

Para os jovens do futuro, não faltarão oportunidades. “Brasília é muito plural, nós temos oportunidade no Governo Federal, nas questões políticas não só do nosso governo, mas das embaixadas também. Muita questão ligada à ciência, à tecnologia, que é uma das vocações da nossa cidade, em biotecnologia, áreas de tecnologia de informática, de inovação. Todas essas áreas são bem propensas para a população”, concluiu Ávila.

Planejamento do governo

Ibaneis comentou em discurso que, em 2018, teve a oportunidade de, a partir do documento do Codese, aprimorar o plano de governo. “Eu tenho a honra de dizer que hoje grande parte daquilo que nos foi apresentado foi implementado e foi efetivamente cumprido durante o nosso mandato”, mencionou o governador.

Em agosto, Ávila ressaltou que todos os candidatos ao GDF serão convidados a participar de uma sabatina com os membros do Codese para que eles, ao final dos questionamentos, assumam o compromisso de encampar as propostas elaboradas no documento que mostrará perspectiva para a capital daqui 18 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação