COVID-19

Secretário de Saúde do Distrito Federal testa positivo para covid-19

Coletiva de imprensa que estava marcada para essa quinta-feira (2/6) foi desmarcada, após o chefe da pasta de saúde testar positivo para a doença. Ele está vacinado com todas as quatro doses

Pablo Giovanni*
postado em 02/06/2022 22:11 / atualizado em 02/06/2022 22:11
O secretário apresenta sintomas leves -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
O secretário apresenta sintomas leves - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache, testou positivo para o novo coronavírus nesta quinta-feira (2/6). O secretário apresenta sintomas leves da doença, e ficará em isolamento domiciliar conforme orientação médica.

Pafiadache já completou o ciclo vacinal, e já tomou a quarta dose de reforço, o que acabou contribuindo para que ele apresentasse um quadro estável da doença. A coletiva de imprensa que estava marcada para esta quinta — em que a Secretaria de Saúde (SES-DF) atualiza dados importantes da pandemia no Distrito Federal — foi reagendada para a próxima semana.

“O general Pafiadache aproveita para, mais uma vez, convidar a todos que necessitem iniciar o ciclo vacinal ou receber dose de reforço que procurem os pontos de vacinação”, salientou a pasta, em nota.

Pandemia preocupa

O cenário nesta quinta-feira (2/6) é preocupante. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-DF, nas últimas 24 horas, 2.970 pessoas foram confirmadas com o vírus da covid-19.

Assim, a capital federal chegou a 715.938 infectados desde o início da pandemia. Em paralelo ao número de diagnosticados, a taxa de transmissão não tem dado trégua aos brasilienses. De acordo com o documento da pasta responsável, a taxa — apesar da ligeira queda — permanece alta. Nesta quinta-feira ela atingiu 1,46, enquanto na quarta-feira (1°/6), ela estava em 1,47.

O número é preocupante segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois quando o índice está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o valor demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 146. Nesta sexta-feira (3/6), o DF começa a vacinar com a quarta dose pessoas com mais de 50 anos.

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação