Previsão do Tempo

Sistema de alta pressão aumenta umidade do ar no DF; mínima é de 35%

Tempo seco deve dar uma trégua e a umidade relativa do ar deve aumentar ao longo do dia: varia de 90% a 35%

Correio Braziliense
postado em 06/06/2022 09:07
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Os brasilienses que precisarem ir às ruas nesta segunda-feira (6/6) devem encarar um tempo fresco no Distrito Federal. A previsão é do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). De acordo com o órgão, em função do sistema de alta pressão que atua na capital, o tempo seco deve dar uma trégua e a umidade relativa do ar deve aumentar ao longo do dia, variando de 90% a 35%.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o céu claro, vento e sol favorecem para o clima fresco na capital. “O vento está fraco, mas deve se intensificar durante a tarde e à noite. Apesar da ventania, o sol vai marcar presença durante o dia, então ficamos com esse friozinho gostoso”, diz. A temperatura mínima foi de 11ºC, registrada no Paranoá, durante as primeiras horas do dia. Já a máxima prevista é de 27ºC.

A especialista explica, ainda, como funciona o sistema de alta pressão, que favorece o aumento da umidade relativa do ar. “É um sistema anticiclônico, que elimina a retaguarda do sistema frontal, promove a inibição de nuvens, ligeiro declínio de temperaturas e aumento da umidade”, ressalta Andrea.

Apesar do aumento da umidade relativa do ar, Andrea ressalta que os brasilienses não devem perceber a mudança. Isso porque a variação é pequena, e a taxa de 35% já deve deixar os moradores da capital em atenção. A orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d'água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho. Confira a orientação para cada nível de medição abaixo.

Frente fria no Sul

Ainda, segundo Andrea, a frente fria que atualmente atua no Sul do país não deve alcançar o DF. “Hoje (segunda) está chovendo no Sul, e o sistema frontal está atuando, mas, à princípio, não teremos o mesmo impacto que aconteceu na segunda semana de maio, o que favoreceu a queda das temperaturas”, diz a metereologista. A massa de ar frio, de acordo com a especialista, deve atuar no Sul e Sudeste do país. “Aqui, no Centro-Oeste, pode chegar a alcançar o Mato Grosso do Sul, mas não chega no DF”, garante.

Confira a orientação para cada nível de medição:

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação