Pets

Veterinárias pedem doações para ajudar gata que teve rosto desfigurado

Gatinha de 3 anos foi resgatada na última terça-feira (7/6) em uma chácara de Planaltina e está sob os cuidados de uma clínica da Asa Norte. O animal foi vítima de maus-tratos e estava com o focinho completamente desfigurado

Thaís Moura
postado em 09/06/2022 13:59 / atualizado em 09/06/2022 15:16
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

As veterinárias Isabela Simas e Cris Dantas, do Distrito Federal (DF), pedem ajuda para finalizar o tratamento de uma gatinha de 3 anos que foi encontrada com diversos machucados em uma chácara na região de Planaltina. O animal foi resgatado na última terça-feira (7/06) por Isabela e estava com a face completamente desfigurada, com diversas infecções e desnutrida. Agora, está sob os cuidados de uma clínica veterinária na Asa Norte, onde Cris trabalha. As imagens feitas pelas profissionais são fortes e mostram a situação delicada da gatinha.

“Ela estava largada em uma chácara em Planaltina, outras pessoas moram no local e ninguém fez nada. Recebi uma foto dela feita por um entregador e mandei um Uber buscá-la. Como atendo a domicílio, pedi ajuda da Cris, para fazermos os procedimentos lá na clínica, pois lá tem estrutura de hospital”, explicou Isabela, ao Correio. Ela suspeita que o trauma e os machucados, graves, teriam sido causados por uma pessoa ou animal. “Não podemos afirmar que foi alguém, porque não vimos de fato, e estamos esperando sair o resultado da biópsia de carcinoma (câncer).

Segundo a veterinária, a negligência e a omissão também são formas de maus-tratos. Ela pede que, se alguém encontrar animais em situações semelhantes, que ajude o animal o máximo possível e que faça a denúncia imediatamente: “Qualquer pessoa que vê um animal naquela situação sabe que é um risco e que precisa de ajuda”.

De acordo com as veterinárias, a gata foi resgatada em estado de extrema desnutrição, desidratada, e com diversas infecções e pulgas, e por isso, ainda precisa passar por novos exames. O animal testou negativo para FIV/FELV. “Ela está em risco de vida ainda, muito debilitada, segue internada e estou correndo para arrecadar o valor para pagar internação e exames para ela. A adoção vai ocorrer somente após ela estar saudável novamente”, reforça Isabela.

Quem puder ajudar com doações, pode entrar em contato pelo Instagram da Cris (@crisndantas), ou enviar as doações diretamente ao PIX de número 043.042.351-92 (CPF), em nome de Isabela Simas.

O animal foi vítima de maus-tratos e estava com o focinho desfigurado quando foi resgatado. As imagens são fortes
O animal foi vítima de maus-tratos e estava com o focinho desfigurado quando foi resgatado. As imagens são fortes (foto: Reprodução/Instagram)

Como denunciar

Casos de maus-tratos a animais podem ser denunciados à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no telefone 197, por meio de ocorrência eletrônica, ou em qualquer delegacia do DF. Denúncias do tipo também podem ser feitas na ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF), pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br. A Comissão de Direito dos Animais da OAB-DF também recebe denúncias de maus-tratos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação