Retrospectiva

Ex-mulher de Lázaro sofre preconceito: "Me olham de maneira sombria"

O Correio retornou à Goiás para conversar com pessoas que conheceram, tiveram contato e até se relacionaram com o serial killer. Um ano depois do caso, os principais personagens tentam apagar as lembranças ruins e precisam lidar com represálias

Darcianne Diogo
postado em 10/06/2022 05:54 / atualizado em 10/06/2022 05:55
Luana Cristina teve um filho com o Lázaro: a dona de casa ainda hoje sofre represálias pela relação que manteve com o bandido -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Luana Cristina teve um filho com o Lázaro: a dona de casa ainda hoje sofre represálias pela relação que manteve com o bandido - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A fuga empreendida por Lázaro Barbosa, 32 anos, após assassinar quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, não mobilizou apenas os 300 policiais das forças de segurança do Distrito Federal e de Goiás. Os 20 dias do assassino pelas matas do Entorno também mudaram vidas de personagens que cruzaram o seu caminho e até hoje sentem os efeitos. Doze meses depois da caçada, o Correio retornou aos municípios goianos e conversou com pessoas que conheceram, tiveram contato ou se relacionaram com o assassino.

Luana Cristina Barreto, 31 anos, foi casada com Lázaro por dois anos e oito meses, com quem teve um menino, hoje com 4 anos. Mãe também de uma bebê de 5 meses fruto de outro relacionamento, a dona de casa contou, ao Correio, sobre as represálias e os preconceitos que ainda enfrenta por parte da sociedade, em decorrência da relação com o assassino, encerrada em 2016.

Definido por psicólogos do Complexo Penitenciário da Papuda como um homem agressivo, impulsivo e instável, essa personalidade de Lázaro jamais foi percebida por Luana. Para ela, o criminoso demonstrava ser uma pessoa atenciosa, prestativa e amorosa. Os dois se conheceram por meio de uma tia dele, que morava em frente à casa de Luana na época. "Eu jamais imaginei que ele fosse desse jeito. Era um excelente pai, que não deixou o filho passar necessidade. Quando ele não podia aparecer aqui (em casa), mandava a prima ou a tia para trazerem dinheiro, leite, roupas e alimentos", contou a mulher.

Luana reside na mesma casa, em Águas Lindas de Goiás, com a mãe, Isabel Evangelista, 66, e as duas crianças, desde quando tudo ocorreu, há um ano. Desempregada, ela é a responsável pelo sustento da família e sobrevive com R$ 200, recebidos pelo Bolsa Família. "Não consigo emprego por causa da relação que tive com ele. As pessoas me olham com nojo e de maneira sombria. Mas por quê? Eu não tive nenhuma participação nos crimes que ele cometeu. Havíamos terminado há quatro anos e só tínhamos contato quando ele trazia algo para a criança", desabafa.

Descoberta

Na madrugada de 9 de junho, quando Lázaro invadiu uma casa no Incra 9 de Ceilândia, assassinou o empresário Cláudio Vidal de Oliveira, 48, os dois filhos, Gustavo Marques Vidal, 31, e Carlos Eduardo Marques, 15, e sequestrou e matou a matriarca da família, Cleonice Marques de Andrade, 43, Luana, a mãe e o filho estavam na residência de uma amiga, no Pinheiro 1, em Águas Lindas, porque não havia luz em casa.

A notícia de que o ex-marido era o autor da chacina só veio no dia seguinte. "Ficamos sabendo pela imprensa e eu fiquei pasma. De forma alguma, me passou pela cabeça que ele pudesse ser capaz de fazer isso", disse. Um dia antes de morrer, a polícia recebeu uma denúncia de que supostamente Lázaro teria passado na casa de Luana para pedir comida e dinheiro. A informação é desmentida por ela.

A ex-mulher e a mãe foram levadas à delegacia e indiciadas por favorecimento pessoal. Na conclusão da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), as duas foram responsáveis por ajudar na fuga do criminoso e tiveram contato com o fugitivo dias antes dele ser morto em um confronto. "Invadiram minha casa, apontaram uma arma na cabeça do meu filho sem motivo algum. Eu estava grávida e fui agredida por não ter feito nada. Como eu iria esconder o Lázaro aqui, sendo que eu não tinha informação dele há meses? A pessoa, para ter certeza, precisa ter provas."

Ao ser questionada sobre o fim da caçada a Lázaro, a mulher desabafa e disse que o preferia vê-lo preso. "Quando soube da morte dele, fiquei triste. Por causa da ganância de muitos, hoje ele está debaixo do chão. Não era o que eu queria e acho que nem as autoridades", pontuou.

Ameaça

Outra pessoa que chegou a ser presa por suspeita de favorecer Lázaro foi Alain Reis Santana, 34. À época, o caseiro trabalhava para o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, 74, em Girassol (GO), e os dois foram detidos em 24 de junho do ano passado. Alain acabou solto um dia depois em audiência de custódia, pois a Justiça concluiu que ele não tinha qualquer participação nos crimes.

Elmi Caetano ficou preso no presídio público de Águas Lindas, mas ganhou a liberdade um mês depois por alegar problemas de saúde e usava tornozeleira eletrônica. Em 27 de março deste ano, ele morreu em decorrência de problemas cardíacos.

 08/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - Cidades.  Um ano do caso Lazaro Barbosa. Na foto Alain Reis de Santana, caseiro que viu o Lazaro e que ficou preso indevidamente.
08/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - Cidades. Um ano do caso Lazaro Barbosa. Na foto Alain Reis de Santana, caseiro que viu o Lazaro e que ficou preso indevidamente. (foto: Ed Alves/CB)

Durante a caçada a Lázaro, Alain esteve frente a frente com o criminoso e chegou a ser ameaçado. Ele conta que, em uma das vezes, viu o serial killer carregando o celular no galinheiro da fazenda. Na outra situação, estava abaixado em um córrego, quando sentiu uma mão nos ombros. "Achei que fosse o seu Elmi, mas era ele (Lázaro). Ele só disse para mim que, se eu falasse algo, iria matar eu e toda a minha família, pois sabia onde eu morava", relata.

O trauma que ficou: o caseiro Alain Reis e a família tiveram de se mudar de casa por medo de ataques.
O trauma que ficou: o caseiro Alain Reis e a família tiveram de se mudar de casa por medo de ataques. (foto: Ed Alves/CB)

Há pouco mais de duas semanas, Alain se mudou de casa para pagar um aluguel mais barato (R$ 250), em Girassol. Casado e pai de seis filhos, de 2, 3, 7, 12, 14 e 14 anos, ele sobrevive mediante ajuda de doações e faz bicos diários em chácaras da região. O imóvel onde reside atualmente foi um dos pontos em que o próprio Lázaro se escondeu da polícia por algumas horas. "A vida continua. Eu tento esquecer alguns episódios, porque temos que seguir em frente. Tenho filhos para sustentar e isso que importa", finalizou.


LEIA NESTE SÁBADO (11/6)

A dor que ficou depois da tragédia no Incra 9

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Aponte o celular e veja o local onde Cleonice foi encontrada morta e a casa onde a família vivia
    Aponte o celular e veja o local onde Cleonice foi encontrada morta e a casa onde a família vivia Foto: Reprodução
  • Luana Cristina teve um filho com o Lázaro: a dona de casa ainda hoje sofre represálias pela relação que manteve com o bandido
    Luana Cristina teve um filho com o Lázaro: a dona de casa ainda hoje sofre represálias pela relação que manteve com o bandido Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • O trauma que ficou: o caseiro Alain Reis e a família tiveram de se mudar de casa por medo de ataques.
    O trauma que ficou: o caseiro Alain Reis e a família tiveram de se mudar de casa por medo de ataques. Foto: Ed Alves/CB
  • Lázaro Barbosa foi morto em 28 de junho, após entrar em confronto com policiais militares
    Lázaro Barbosa foi morto em 28 de junho, após entrar em confronto com policiais militares Foto: Reprodução
  • O corpo de Lázaro Barbosa foi enterrado em Cocalzinho de Goias
    O corpo de Lázaro Barbosa foi enterrado em Cocalzinho de Goias Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Policiais das forças de segurança de Goiás e do DF montaram uma base de apoio no distrito de Girassol (GO) durante a caçada a Lázaro
    Policiais das forças de segurança de Goiás e do DF montaram uma base de apoio no distrito de Girassol (GO) durante a caçada a Lázaro Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Aponte o celular e veja entrevista com a ex-mulher de Lázaro Barbosa e com o caseiro que ficou frente a frente com o assassino
    Aponte o celular e veja entrevista com a ex-mulher de Lázaro Barbosa e com o caseiro que ficou frente a frente com o assassino Foto: Reprodução
  •  08/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - Cidades.  Um ano do caso Lazaro Barbosa. Na foto Alain Reis de Santana, caseiro que viu o Lazaro e que ficou preso indevidamente.
    08/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - Cidades. Um ano do caso Lazaro Barbosa. Na foto Alain Reis de Santana, caseiro que viu o Lazaro e que ficou preso indevidamente. Foto: Ed Alves/CB
  •  07/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Águas Lindas - GO. Residência da Luana Cristina, que teve um filho com o Lázaro.
    07/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Águas Lindas - GO. Residência da Luana Cristina, que teve um filho com o Lázaro. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  07/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Águas Lindas - GO. Residência da Luana Cristina, que teve um filho com o Lázaro. Mãe da Luana Isabel Barreto.
    07/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Águas Lindas - GO. Residência da Luana Cristina, que teve um filho com o Lázaro. Mãe da Luana Isabel Barreto. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  07/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Águas Lindas - GO. Residência da Luana Cristina, que teve um filho com o Lázaro.
    07/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Águas Lindas - GO. Residência da Luana Cristina, que teve um filho com o Lázaro. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação