Investigação

MP instaura inquérito contra PMs envolvidos em agressões e tiro em festa

Caso aconteceu na noite de domingo (5/6), no Lago Veredinha. Um policial militar chegou a disparar contra um frequentador da festa. O evento comemorava o aniversário de 89 anos de Brazlândia, mas acabou em muita confusão, agressão e tiro

Pablo Giovanni*
postado em 07/06/2022 15:48 / atualizado em 07/06/2022 15:48
No vídeo, é possível ver o comportamento da polícia -  (crédito: material cedido ao Correio)
No vídeo, é possível ver o comportamento da polícia - (crédito: material cedido ao Correio)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou um inquérito policial para averiguar a ação de policiais militares no aniversário de comemoração dos 89 anos de Brazlândia, no último domingo (5/6) no Lago Veredinha. O MPDFT vai abrir o procedimento administrativo para apurar a conduta de policiais que aparecem em filmagens envolvidos na confusão da festa, que acabou com agressões e tiro. 

Em vídeos obtidos pela reportagem, um policial militar, ao ver que um frequentador da festa estava filmando a atuação da polícia, acerta o homem com um golpe de cassetete. Segundos depois, outro PM empurra e derruba um comerciante, que bate a cabeça no chão. Um terceiro e quarto policial aparece aplicando gás de pimenta em outros frequentadores. No decorrer da festa, vídeos ainda mostram um PM atirando com a arma de fogo contra um frequentador no meio da multidão.

As imagens também mostram a prisão de um homem que, segundo a PMDF, resistiu à prisão. De acordo com a corporação, após o término da festa de aniversário da cidade, houve uma grande aglomeração na rua — com diversos veículos e som automotivo. Segundo o órgão, a permanência das pessoas acabou ocasionando uma “grande algazarra, quebrando garrafas e gerando brigas entre si”.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados pela população para tentar intervir na situação. “No entanto, o arremesso de objetos e o desacato praticado por algumas pessoas continuaram, como foi o caso do homem empurrado que aparece no vídeo, o qual incitava as pessoas a agredirem policiais com paus, pedras e garrafas”, afirmou a corporação, em nota.

O único homem preso foi detido por desacato, e foi feito um termo circunstanciado de ocorrência na 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), encaminhado à justiça.

A cópia da ocorrência foi encaminhada à Corregedoria da Polícia Militar, que deve apurar a conduta dos policiais envolvidos na prisão. Questionada se haverá alguma providência nos casos mostrados na reportagem, a PMDF não respondeu aos nossos questionamentos.

Comissão pede explicações

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Fabio Félix (Psol), encaminhou ao secretário Júlio Danilo, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), um ofício pedindo explicações sobre a abordagem dos policiais militares na festa de aniversário da região administrativa. O parlamentar solicitou que a pasta, ao lado da PMDF, informe quantas pessoas foram detidas na operação; quantos disparos de armas foram efetuadas e quanto foi utilizado de armas letais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação