Economia

Bares e restaurantes apostam em novidades para o Dia dos Namorados

Considerada a data mais movimentada do ano para bares e restaurantes, estabelecimentos apostam em atrativos para chamar atenção do público e garantir um ambiente romântico no Dia dos Namorados

Edis Henrique Peres
postado em 11/06/2022 06:00
Otimismo: Rodrigo Melo espera dobrar o faturamento do ano passado -  (crédito: Cantucci/Divulgação)
Otimismo: Rodrigo Melo espera dobrar o faturamento do ano passado - (crédito: Cantucci/Divulgação)

A chegada do Dia dos Namorados anima o setor de bares e restaurantes com uma expectativa de movimento intenso durante todo este fim de semana. A estimativa é que os locais consigam o dobro de vendas se comparado a um domingo comum, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF). Para garantir a presença do público fiel, o setor aposta em clima romântico, cardápios especiais e atrações musicais.

O restaurante de comida mexicana El Paso se anima com as projeções de altos índices de vendas. "O Dia dos Namorados e o Día de los Muertos são os mais importantes para nós, com maior fluxo. Este ano a nossa expectativa está bem alta: decoramos o restaurante em um clima mais romântico e o nosso chefe irá preparar um prato especial e afrodisíaco para o cardápio", conta Varlan de Melo, gerente do estabelecimento.

Presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro garante que o ânimo dos empresários é positivo também pela data ter caído em um domingo. "Isso acaba aumentando as vendas na sexta-feira e no sábado. A expectativa de crescimento é de 50% nestes dias. E, no domingo, espera-se o dobro de movimento em relação a um domingo normal", explica. Beto acrescenta que para atingir a alta procura, os restaurantes investem em diversos recursos: "cardápio diferenciado, música, decoração, layout do espaço com mais mesas de dois lugares e promoções que incluem espumantes e vinhos".

Vacinas ajudaram

Na avaliação do chef de cozinha e proprietário do Cantucci Osteria, Rodrigo Melo, o avanço da vacinação é outro fator que deve garantir o aumento das vendas. "Estamos com uma expectativa de ter o dobro do movimento do ano passado. Costumo brincar que o Dia dos Namorados para os restaurantes é o Natal para os outros comércios. E enquanto em 2021 as pessoas ainda não tinham se vacinado completamente e estavam receosas de sair de casa, este ano isso mudou e a população está mais tranquila em curtir fora de casa", opina.

Rodrigo comenta que no ano passado o Cantucci elaborou um modelo de encomenda de cestas com jantar para as pessoas comerem em casa. "Mas desta vez houve uma mudança de perfil e o salão no sábado e domingo à noite está praticamente cheio. Este ano quase ninguém está procurando as cestas, os clientes querem realmente aproveitar o momento no próprio restaurante", comenta.

Atrações

Mesmo quem ainda não teve experiências com a data em anos anteriores, aposta alto nas vendas. O Weknd Coffe Bar foi inaugurado no começo de novembro e segundo Vitor Hugo Noia, sócio-proprietário, pretende atrair os clientes com um clima mais intimista. "Vamos mudar a cor do sistema de luzes e queremos colocar algumas velas nas mesas, tudo para deixar o ambiente mais romântico. Também estamos trabalhando em mesas com o menor número de pessoas, para o espaço do casal", afirma.

Outro diferencial será o cardápio do dia. "A gente elaborou nossos pratos inspirados em comédias românticas clássicas, aqueles que aparecem nos filmes. Então temos entrada inspirada em Uma linda mulher, pratos principais em Como perder um homem em dez dias e em A culpa é das estrelas, por exemplo", salienta.

Mais 50%

Presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sindhobar-DF), Jael Silva ressalta que o Dia dos Namorados é o mais importante para o setor. "Ultrapassa até mesmo o Dia das Mães. Por isso, estamos esperando um grande movimento em todos os nossos estabelecimentos. O crescimento, se comparado a 2021, vai ser de até 50% do faturamento. E isso permite um alívio de caixa para os nossos empresários nesse período pós pandemia. Além disso, os restaurantes têm a oportunidade de testar pratos diferentes nos cardápios e a população está animada para isso, para ter esses momentos em locais agradáveis", assegura.

Gerente de alimentos e bebidas do Norton, um dos restaurantes do Brasil 21 Gastronomia, Victor André Silva adianta que o estabelecimento dedicou uma programação especial para os casais. "Teremos espumantes e música ao vivo com a Amanda Miranda no heliponto para os clientes aproveitarem o pôr do sol. O espumante será à vontade e dentro do cardápio temos pratos sofisticados, como o polvo português, e também aqueles menos elaborados", conta.

Segundo Victor, para atender a demanda o restaurante contratou mão de obra extra e destinou 50% do salão para reservas e 50% para os hóspedes e passantes. "Mas quem compra com antecedência, contudo, tem o direito aos espumantes à vontade e música ao vivo, o que não é oferecido aos passantes. Além disso, teremos mais surpresas. Em relação a 2021, o aumento das vendas deve ser acima de 20%", detalha.

O restaurante Santé é uma das casas do DF que possui uma tradição com os clientes nesta data. Proprietário do estabelecimento, Oswaldo Scafuto pontua que muitos lugares poderão aproveitar o movimento da data para se equilibrar financeiramente e implantar um capital de giro. "Isso vai ajudar até mesmo na recuperação financeira do setor. A celebração do amor vai fazer com que as pessoas se sintam mais seguras em sair de casa, aumentando a frequência dos clientes", analisa.

Oswaldo comenta sobre a fama do Santé para o Dia dos Namorados. "Sempre tivemos uma procura muito boa nesta data porque já temos um ambiente mais intimista para os casais. Temos histórias de pedidos de namoro, noivado e até casamento nos restaurantes. E clientes que sempre comemoram a data aqui. Temos a tradição de tirar fotos em um imã de geladeira para eternizar esse momento e temos casais que colecionam esse brinde. Este ano, vamos manter a tradição, mas a foto vai sair em um novo modelo, que é surpresa para os casais", finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação