CB Agro

Exposição Agropecuária de Brasília retorna a partir de 6 de setembro

Em entrevista ao CB Agro de hoje, Eugênio Farias, diretor presidente do Serviço social Parque Granja do Torto explicou como será a retomada da Expoabra.

Isabel Dourado*
postado em 17/06/2022 19:27
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Exposição Agropecuária de Brasília, (ExpoAbra), anunciou oficialmente o retorno do evento, que neste ano ocorre entre os dias 6 e 18 setembro de 2022, no Parque Granja do Torto de Brasília. A feira vai mostrar a importância do setor agropecuário do Distrito Federal —grande contribuinte na economia e no PIB da região —, e é voltado para produtores e empresários do agronegócio, entidades públicas e privadas, empresas do segmento rural, estudantes da área de ciências agrárias e para toda a comunidade. 

O diretor Presidente do Serviço Social Parque Granja do Torto, Eugênio de Menezes, participou, nesta sexta-feira (17/6), do programa CB.Agro, uma iniciativa do Correio Braziliense e da TV Brasília. Durante a entrevista, ele falou sobre as atrações do festival e comemorou a retomada da feira presencial.

 


“Vamos fazer uma grande festa presencial. Não vamos deixar de fazer os shows, os grandes shows que tanto estão no imaginário de Brasília. Vamos fazer o retorno das feiras agropecuárias com muito gado, então estamos trazendo 600 bovinos elite, mais de 1000 equinos, vamos trazer ovinos também, e tudo de entretenimento que uma feira tem", disse. 

Em 2021, a ExpoAbra teve formato misto, com atividades virtuais e presenciais. Apesar de não ter um balanço de quanto será o lucro da feira, o presidente explicou que será um resgate essencial para Brasília após tanto tempo sem grandes eventos. 

“As feiras que estão no mercado hoje são ligadas mais aos grãos, a gente não fez uma expectativa de receita porque a gente tem que trazer ainda um novo cenário. É um resgate, Brasília ficou mais de dez anos sem a realização dessas feiras. Além disso, estamos focando em um padrão de agricultura tecnológica, então, o nosso foco é trazermos muitos palestrantes e muita tecnologia nova em agricultura sustentável e de precisão A expectativa é uma feira que traz inovações além de uma experiência de convivência com o mundo agro", disse. 

Para o público que busca adquirir novos conhecimentos e ficar por dentro das novidades tecnológicas do setor agropecuário, a Expoabra terá cursos, workshops e palestras sobre o assunto.

“A população da cidade que não sabe o que é a produção de um orgânico por exemplo, que não sabe como é ter acesso a um cavalo, um boi, a saber como é produzir frango, toda essa cultura de como é colocar o alimento na sua casa a gente vai tentar trazer nesta feira", disse. "Seja com palestras, com convivência, ou até mesmo com a gastronomia que vai estar presente na feira, o objetivo do evento é fazer uma conexão do cidadão da cidade com o mundo rural. Essa é sempre a lógica que a gente está tentando trazer nessa festa agropecuária da granja do torto", completou. 

Eugênio de Menezes Farias destaca que, atualmente, o Parque Granja do Torno consegue se sustentar sozinho, sem o apoio financeiro do governo do Distrito Federal.

“Hoje o parque já se auto sustenta. Criamos um modelo chamado cidade agro usando Brasília para atrair empresas ligadas a agricultura sustentável e agricultura de tecnologia de precisão. A gente pensou em trazer empresas que usam a agricultura sustentável, que é uma onda de agregar valor ao produto agrícola que está sendo desenvolvido com maiores nutrientes e com uma terra melhor preparada com uma redução de agrotóxicos.”

O público vai contar ainda com atrações que trazem aos palcos grandes nomes da música brasileira, indo do forró até o Hip-Hop. 

Confira a programação

9 de setembro - Festival Piseiro
10 de setembro - Zé Neto e Cristiano
16 de setembro - Wesley Safadão
17 de setembro - Hugo e Guilherme, Maiara e Maraisa, Hungria

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação