PANDEMIA

Saiba onde se vacinar nesta segunda-feira (20/6), no Distrito Federal

Para hoje, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizou locais para imunização da população contra a doença em 29 regiões administrativas

Pedro Marra
postado em 20/06/2022 06:00 / atualizado em 20/06/2022 16:51
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Com quase 85% da população com esquema vacinal completo contra a covid-19 (duas doses), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) segue com a campanha de imunização em andamento para pessoas com 5 anos ou mais. Com a ampliação da quarta dose para pessoas acima de 40 anos — aplicada com quatro meses de diferença da última —, o feriado teve bom efeito para o controle da pandemia. De quinta-feira a sábado, cerca de 30 mil cidadãos foram imunizados.

Até ontem à tarde, o DF tinha 328,7 mil sem a primeira dose no braço, o que foi amenizado no sábado, quando 4,9 mil pessoas foram imunizadas em seis dos nove pontos de vacinação abertos ao público. Na sexta-feira, 20,4 mil procuraram uma das 77 salas disponíveis para se vacinar contra a covid-19. Na quinta-feira, dia do feriado, o DF imunizou mais 4,4 mil cidadãos com quatro locais voltados para aplicar as doses. Ontem, as unidades não funcionaram.

Para a primeira dose (D1), adultos, a partir de 18 anos, podem escolher a marca do imunizante: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen ou Pfizer-BioNTech. Adolescentes, de 12 a 17 anos, podem receber aplicação da CoronaVac ou Pfizer. Grávidas, puérperas e imunossuprimidos devem tomar a Pfizer. Para receber a segunda dose, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 28 dias para a CoronaVac, 21 dias para Pfizer-BioNTech ou de 56 dias para AstraZeneca.

A primeira dose de reforço ou terceira dose (D3) vale somente para quem recebeu a última aplicação há quatro meses. Quem foi imunizado com a Janssen, recebe a dose de reforço após o período de dois meses. A quarta dose (D4), apenas para pessoas com pelo menos 40 anos, é possível com o intervalo de quatro meses da anterior.

É necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina onde conste o registro da segunda dose. Confira aqui os locais de vacinação contra a covid-19 no DF para a população com cinco anos ou mais.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  06/05/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Vacinação contra a Covid 19. Segunda dose de reforço para pessoas com 60 anos. Local UBS 2 Asa Norte.
    06/05/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Vacinação contra a Covid 19. Segunda dose de reforço para pessoas com 60 anos. Local UBS 2 Asa Norte. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Postos de vacinação
    Postos de vacinação Foto: Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação