Pandemia

DF registra 9 mil casos positivos para covid-19 e taxa de transmissão tem leve queda

Nas últimas 48 horas, 9.007 casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Além disso, a taxa de transmissão diminuiu e chegou a 1,62 nesta segunda-feira (20/6)

Rafaela Martins
postado em 20/06/2022 18:27
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press)

O brasiliense retornou para o cenário negativo diante da pandemia da covid-19 no mês de junho. Nas últimas 48 horas, mais de 9 mil diagnósticos positivos para o vírus foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). As informações são divulgadas em dias úteis, por meio do Boletim Epidemiológico, por volta das 17h. Nesta segunda-feira (20/6), 9.007 pessoas testaram positivo.

Assim, a capital federal chegou a 775.399 infectados desde o início da pandemia. Em paralelo ao número de diagnosticados, a taxa de transmissão tem dado uma leve trégua. De acordo com o documento da pasta responsável, o número diminuiu pela quarta vez seguida e chegou a 1,62.

Mesmo com a tímida queda, a taxa segue preocupante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o índice está acima de 1, isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, o valor demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 162. Na sexta-feira (17/6) a taxa marcou 1,72.

Mortes

A Secretaria de Saúde notificou 5 mortes em decorrência da covid-19. Em relação às vítimas, três eram do sexo feminino e duas do sexo masculino. Uma pessoa tinha entre 30 e 39 anos, e as outras 4 tinham 80 anos ou mais. Além disso, as cinco vítimas residiam no Distrito Federal e tinham comorbidades como nefropatia, distúrbios metabólicos, pneumopatia e cardiopatia.

Ao todo, 11.713 cidadãos já perderam a batalha contra a covid-19. Das vítimas, mais de 10 mil residiam no DF, 873 no Goiás e 143 estão em investigação. Em relação às médias móveis — levantamento realizado pelo Correio — a de infecções está em 6.444, o que representa um aumento de 96,84% em relação há 14 dias. Já a média móvel de óbitos está em 3, o que demonstra uma queda de 650% na comparação com o cálculo de duas semanas atrás.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação