Pandemia

Covid-19: vacinação continua neste sábado (18) em nove locais

Entre as unidades abertas estão a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul, e a UBS 5 de Taguatinga. Completam a lista de locais deste sábado unidades básicas de saúde localizadas no Itapoã, Guará e Gama

Correio Braziliense
postado em 18/06/2022 15:32
 (crédito:                                      )
(crédito: )

Os brasilienses que planejam aproveitar a tarde deste sábado (18/6) para se vacinarem contra a covid-19 podem procurar postos de vacinação em vários locais do Distrito Federal. Entre as unidades abertas estão a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul, e a UBS 5 de Taguatinga. Completam a lista de locais deste sábado unidades básicas de saúde localizadas no Itapoã, Guará e Gama.

Ao todo, são nove locais em funcionamento neste sábado. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressalta a importância da abertura das unidades de saúde no fim de semana e das parcerias. “A nossa meta é facilitar o acesso à vacinação e ampliar a cobertura vacinal da população”, afirma.

O chefe da Assessoria da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Adriano de Oliveira, informou que em todos os locais haverá equipes e imunizantes suficientes para atender a uma alta procura durante o dia. “Os locais estarão abastecidos com imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer-BioNTech para aplicação de primeira e segunda doses, dose de reforço e segunda dose de reforço”, explica.

Adolescentes a partir dos 12 anos podem receber a primeira dose de reforço. Já a segunda dose de reforço está disponível para todos acima dos 40 anos e para profissionais de saúde, inclusive gestantes. Para as crianças de 5 a 11 anos são ofertadas vacinas para primeira e segunda dose. Confira a lista completa dos locais de vacinação.

Vacinação durante o feriado

Nesta sexta-feira (17), a procura pela imunização contra a covid-19 foi intensa nas 77 salas de vacinação disponibilizadas pela Secretaria de Saúde. Apesar do ponto facultativo no Governo do Distrito Federal (GDF), o serviço não parou. Às 17h, só na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Asa Sul, 1.215 pessoas já tinham sido imunizadas. A oferta é de todos os tipos de imunizantes: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

“Vacina boa é vacina no braço. Estou muito feliz que a população está atendendo o nosso apelo para completar o ciclo vacinal, pois só assim conseguiremos conter o aparecimento de casos mais graves”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Ainda no início da manhã, para reforçar a demanda da região norte e reduzir filas, foram abertos mais três pontos de vacinação: UBS 2 de Planaltina, UBS 5 de Planaltina e UBS 1 de Sobradinho II.

Na UBS 1 do Guará, ao longo do dia, foram aplicadas 927 doses. A enfermeira Samara Lins destacou a procura para a dose de reforço de pessoas na faixa etária acima dos 40 anos. “Não paramos nem no horário de almoço”, completou.

Profissional da área de saúde, Maria Célia Marçal, 40 anos, comemorou ao receber sua segunda dose de reforço. “Estou muito feliz com a oportunidade, não via a hora de abrir a vacinação para a minha faixa etária. A vacina é a esperança de acabar com essa pandemia. Infelizmente, não conseguimos mudar o pensamento das outras pessoas, então devemos fazer a nossa parte”, ressaltou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação