Previsão do tempo

DF terá dia quente e seco; na parte da tarde, umidade será de 25%

Temperatura máxima fica em torno de 28°C. Para o fim de semana, a previsão não tem mudanças no tempo

Júlia Eleutério
postado em 24/06/2022 10:48 / atualizado em 24/06/2022 11:27
A umidade do ar deve ficar em torno de 25% -  (crédito: Ed Alves/CB)
A umidade do ar deve ficar em torno de 25% - (crédito: Ed Alves/CB)

Com a chegada do inverno nesta semana, os dias de secura ficam mais intensos com a falta de chuvas na região do Distrito Federal. Para esta sexta-feira (24/5), a previsão é de um dia bastante ensolarado e o céu com poucas nuvens. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve cair para 25% na parte da tarde. Pela manhã, a máxima foi de 90%.

A temperatura no DF vai variar entre 10°C e 28°C. O meteorologista do Inmet Mamedes Melo ressalta que, na parte da manhã, pode haver ventos mais fortes. “No período da tarde, os ventos serão mais fracos e moderados”, comenta o especialista.

Para o fim de semana, Mamedes avalia que a previsão é de poucas mudanças na condição do tempo da capital. “A temperatura mínima que vai se manter. A máxima pode cair um pouco mais”, destaca o meteorologista, acrescentando que, para o sábado e domingo, é esperado que os termômetros fiquem na casa dos 27°C.

No sábado e no domingo, a umidade se eleva um pouco mais. “Deve ficar em 30% nas horas mais quentes”, conclui Mamedes.

Alerta e cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação