Executivo local /

Forças de segurança do DF reagem à possibilidade de não terem reajuste

Prazo para conceder recomposição dos vencimentos dos profissionais da área de segurança pública termina nesta sexta-feira. Associações e sindicatos demonstram insatisfação e revolta

Darcianne Diogo
postado em 30/06/2022 06:00
Desde 2019, os profissionais da segurança do DF não recebem aumento -  (crédito: Sargento Wander PMDF/Divulgação)
Desde 2019, os profissionais da segurança do DF não recebem aumento - (crédito: Sargento Wander PMDF/Divulgação)

O prazo para conceder a recomposição salarial dos integrantes das forças de segurança do Distrito Federal termina nesta sexta-feira (1º/7), mas não há qualquer previsão de reajuste. Com a negativa, representantes de entidades das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros se posicionaram e demonstraram descontentamento e insatisfação. Desde 2019, os profissionais da segurança não recebem aumento e, pela Lei das Eleições, não é permitido aumentar salários de servidores no período de 180 dias que antecede o fim do mandato do atual governador, no caso, Ibaneis Rocha (MDB).

Em 15 de março, o chefe do Executivo local encaminhou ao governo federal a proposta de reajuste de 10% para as polícias civil e militar e para o Corpo de Bombeiros. No entanto, o planejamento não deslanchou. Em 2018, como promessa de campanha, Ibaneis anunciou a concessão da paridade dos salários de policiais civis aos dos policiais federais, com o mesmo aumento de 37% para as demais forças, o que não foi viabilizado. Agora, a concessão do reajuste fica para o presidente da República, Jair Bolsonaro.

O coronel Wellington Corsino, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva Remunerada e Reformados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (Assor), classifica a situação como uma falta de respeito para com os profissionais da segurança. Corsino relata que o contato das entidades com o governador deixou a desejar e afirma que, em todas as propostas de reajuste, a entidade apenas analisou e não sugeriu. "Nesse processo de recomposição, só conseguimos falar com o governador depois de conversar com um deputado. No dia, ele recebeu nossas associações, mas disse que iria sair para um compromisso. À noite, soubemos que ele (Ibaneis) havia entregue uma proposta de reajuste somente da Polícia Civil. Um ato desse confirma o desprezo do governador para com os militares", destaca.

Corsino critica a distribuição de recursos e a desvalorização da segurança pública. "Ninguém é contra que se use recursos para a educação e saúde, mas a Secretaria de Segurança Pública passou a ter participação de 50% do montante que era para ser destinado a nós. Só temos o Fundo Constitucional para financiar. O GDF faz uma gestão temerária dos recursos do fundo", pontuou.

Reuniões

Nos últimos dois anos, associações, sindicatos e comandantes das corporações se reuniram com o governador para tratar sobre o reajuste. A última reunião ocorreu em 22 de junho. Presente na reunião, o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, lembrou as ações do governo e o aumento de 8% já conquistado pela gestão ainda em 2019.

"Essa reunião foi solicitada pelas entidades de classe das forças policiais para verificar o andamento em relação à recomposição salarial, que foi deferida e autorizada pelo governador Ibaneis Rocha e encaminhada à União. Todos os esforços necessários pelo GDF foram feitos dentro do prazo, tanto pelo governador, como pelos comandos e a Secretaria de Segurança Pública", disse na ocasião.

Presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil), o coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira também se posicionou. "Em 2018, o governador se comprometeu a tratar com dignidade e respeito os nossos policiais militares e bombeiros. O que temos visto é um tratamento diferenciado do governo. Os militares merecem ser tratados com respeito, já que entregam as próprias vidas em prol da sociedade", defende.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação