Saúde

Iges-DF continuará a pagar salários de funcionários da empresa Salutar

Além de pagar os salários dos trabalhadores, o Instituto também segue com o fornecimento de insumos e refeições para as unidades de saúde. Empresa responsável pela manutenção de serviços descumpriu atividades previstas contratualmente desde 10 de maio

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) comunicou na tarde desta terça-feira (7/6) que continuará realizando, ainda neste mês, o fornecimento de insumos às unidades de saúde do DF, bem como o pagamento da folha mensal de funcionários da empresa Salutar, que seria responsável pela remuneração dos empregados, além de fornecer as devidas refeições nas unidades de saúde do Iges. Diante da falta de cumprimento de trabalhos prevista contratualmente, o Instituto assumiu, de forma provisória, a manutenção de todos os serviços de operação da empresa em 12 de maio.

Os vencimentos, de acordo com Iges, serão pagos diretamente aos trabalhadores que continuaram com sua carga de trabalho. O Hospital de Base do DF (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), além de 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são os locais assumidos pelo Instituto com o objetivo de manter o funcionamento das unidades. Em reunião extraordinária a Diretoria Executiva do Iges constatou a impossibilidade de manter contrato junto à empresa Salutar mediante a incapacidade de realização dos serviços. Sendo assim, o acordo entre as duas partes foi encerrado.

Trabalho provisório

Desde 10 de maio, quando funcionários da empresa Salutar paralisaram as atividades pela falta de pagamentos dos salários, o Iges-DF assumiu provisoriamente as operações de funcionamento das unidades de saúde. O Instituto, na época, precisou realizar uma força-tarefa emergencial para cumprir com os vencimentos dos trabalhadores, além do fornecimento das refeições e insumos.

Saiba Mais

No momento, o Iges retornou com a seleção das empresas que participaram do último certame para efetivar uma nova contratação. No período de processo, 11 empreendimentos concorriam junto à Salutar, que ganhou por apresentar um menor preço.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel