Irregularidade

Iges-DF assume alimentação de hospitais após Salutar não cumprir acordo

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF assumiu provisoriamente o fornecimento dos alimentos do Hospital Regional de Santa Maria após a Salutar deixar de prestar o serviço

Pedro Marra
postado em 12/05/2022 19:53
 (crédito: Davidyson Damasceno/Iges-DF)
(crédito: Davidyson Damasceno/Iges-DF)

Diante do não cumprimento do acordo da empresa Salutar — responsável por administrar a alimentação do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), ao deixar de pagar os mais de 100 funcionários da unidade, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) assumiu provisoriamente, nesta quinta-feira (12/5), as atividades de elaboração, preparo e fornecimento dos alimentos aos pacientes e empregados das suas unidades hospitalares.

 

Funcionários recebem do Iges por Pix

"Por três dias consecutivos a empresa deixou de entregar refeições aos empregados do Iges-DF", informa a assessoria de imprensa do instituto. O órgão destaca que não houve atraso de pagamento do Iges à Salutar. "Após várias tratativas pagou parcialmente os empregados, tendo o Iges complementado o pagamento", complementa a instituição. "Recebemos o salário do mês (por pix)", afirma uma copeira do HRSM, que não quis se identificar.

Diante da situação, dos relatórios de gestão com falhas de execução e do risco de pacientes serem prejudicados, a diretoria executiva do Iges-DF decidiu convocar uma das empresas vencedoras da última licitação para que assuma toda a operação. A empresa tinha se comprometido a pagar os funcionários até essa terça-feira (10/5).

"Em virtude de alguns empregados não terem contas no banco da empresa, esses estão recebendo individualmente nessa data", informou a assessoria do Iges-DF, na quarta-feira (11/5). Neste caso, os funcionários retornam às atividades gradativamente.

Contrato com a Salutar suspenso

A entrega de refeições não voltou à normalidade tendo o Instituto que assumir a compra de insumos para realização das refeições. Nessa quarta-feira, diretores do Iges estiveram no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) para apresentar toda a situação não resolvida. No encontro, a diretoria executiva do instituto promoveu reunião extraordinária e decidiu suspender o contrato com a Salutar. 

 

Atualmente, o Iges-DF faz a gestão do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria, além das unidades de pronto atendimento (UPAs) de Ceilândia, do Núcleo Bandeirante, do Recanto das Emas, de Samambaia, de São Sebastião e de Sobradinho.

A reportagem procurou a Salutar para se posicionar sobre o assunto, mas não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação