Tempo /

Instituto de meteorologia alerta para a seca que castiga a região central

O Inmet prevê umidade muito baixa para o DF ao longo do fim de semana. Os índices devem ficar entre 25% e 30%

Arthur de Souza
postado em 02/07/2022 06:00
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

A baixa umidade deve tomar conta do Distrito Federal neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está em alerta amarelo — que significa período potencial. Segundo o órgão, isto significa que a umidade relativa do ar na região central do país pode atingir baixos índices, nos períodos mais secos do dia. Além disso, há riscos de incêndios florestais e à saúde da população.

Especialista do instituto, Andrea Ramos destaca que esse tem sido o padrão do DF nos últimos dias, que tem registrado umidades entre 25% e 30%, e explica o motivo: "estamos sob influência de uma massa de ar seca, característica de uma alta pressão, um bloqueio atmosférico, que é padrão do inverno", esclarece. "Isso faz com que essa massa se mantenha na região central do país, que inclui o DF.

Ainda de acordo com Andrea, o alerta amarelo do Inmet deve se manter, pelo menos, até o meio da semana que vem. "Isso porque vemos poucas nuvens e nenhuma possibilidade de chuva", destaca. "A última chuva registrada pelas estações do foi em maio, no dia 17. Ou seja, já tem mais de um mês que não chove por aqui", ressalta a especialista.

Previsão no DF

Para o fim de semana, a meteorologista afirma que o padrão de secura deve ser mantido: sem chuva e com baixa umidade — que deve ficar entre 25% e 30%. A temperatura mínima deve ficar entre 10 e 12ºC, enquanto a máxima pode atingir, no DF, 28ºC. No Plano Piloto, as temperaturas não devem passar dos 26ºC. "Isso requer maior atenção das pessoas, que devem sair de casa hidratadas. Outra dica é evitar atividades físicas, de muito esforço, nos períodos mais secos e quentes do dia", alerta Andrea.

A meteorologista do Inmet comenta que o único detalhe para o tempo no fim semana fica na questão dos ventos. "O que vai acontecer de diferente, no domingo, é uma alteração na intensidade dos ventos — que vão ficar um pouco mais fortes no período da tarde. Porém, nada que deve alarmar a população", encerra.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Cuidados durante a seca

- Beba bastante líquido;
- Evite desgaste físico nas horas mais secas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Inmet

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação