Saúde

Varíola dos macacos: Saúde notifica 6 casos suspeitos e descarta 2

Segundo a pasta, todos os casos suspeitos da doença na capital federal são de homens, com idade entre 20 e 39 anos. A pasta ainda informou que descartou dois casos

Pablo Giovanni*
postado em 11/07/2022 17:23 / atualizado em 11/07/2022 17:32
 (crédito: CYNTHIA S. GOLDSMITH)
(crédito: CYNTHIA S. GOLDSMITH)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, na tarde desta segunda-feira (11/7), que investiga mais dois casos da varíola dos macacos (“monkeypox”) na capital federal. De acordo com a pasta, os dois últimos se somam aos quatro já notificados pela secretaria e que aguardam a confirmação ou descarte dos exames laboratoriais.

Segundo a SES, os seis casos investigados são de homens com idade entre 20 e 39 anos, e todos estão isolados e monitorados pela vigilância epidemiológica da secretaria. As amostras para exames laboratoriais já estão com o Ministério da Saúde, que deve investigar o material coletado. Até o momento, o DF tem apenas um caso confirmado, que é de um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem internacional recente. A pasta descartou dois casos suspeitos da doença, sendo um deles de um adolescente.

A varíola dos macacos é uma infecção viral rara e a maioria dos pacientes se recupera em algumas semanas, segundo o sistema público de saúde do Reino Unido (o SUS britânico). Geralmente, os sintomas são parecidos com os de uma gripe e há inchaço de gânglios linfáticos. Posteriormente, progride para uma erupção de bolhas pelo corpo todo.

Nota técnica

Com o avanço de casos no país, a secretaria distribuiu uma nota técnica aos profissionais de saúde das redes pública e privada, com orientações para tratamento e manejo da doença. As instruções da nota técnica apontam que os pacientes suspeitos devem ser mantidos em uma área separada até receber o atendimento médico, encaminhando o paciente para uma ala de isolamento com outras pessoas o mais rápido possível.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação