Saúde

Saúde investiga mais quatro casos suspeitos de varíola dos macacos

Segundo a pasta, todos os pacientes permanecem isolados e aguardam o resultado do exame. O DF confirmou, até o momento, um caso da doença

Correio Braziliense
postado em 07/07/2022 11:55 / atualizado em 07/07/2022 12:18
 (crédito: Freya KAULBARS / RKI Robert Koch Institute / AFP)
(crédito: Freya KAULBARS / RKI Robert Koch Institute / AFP)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que investiga quatro novos casos suspeitos de infecção por monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, no Distrito Federal. A pasta notificou as ocorrências para o Ministério da Saúde.

Todos os novos casos suspeitos são do sexo masculino, sendo que três deles têm idade entre 20 e 39 anos e um é adolescente. Segundo a Saúde, eles permanecem isolados, como é recomendado, e aguardam os resultados laboratoriais para confirmação ou descarte da doença.

No total, seis casos já foram notificados, sendo que um foi confirmado pela secretaria neste sábado (2/7). O paciente, um homem entre 30 e 39 anos, tem histórico de viagem internacional recente. Um dos casos que foi investigado pela Saúde foi descartado para a doença. A pasta monitora o estado de saúde dos demais pacientes. 

A monkeypox é uma doença viral transmitida por meio de contato com o animal ou com o humano infectado. Apesar do nome, os macacos são apenas um reservatório do vírus, e não os responsáveis pela doença.

Casos suspeitos

Segundo as recomendações da Secretaria, a pessoa com suspeita da varíola deve ficar em isolamento com boa ventilação natural. Nos ambientes comuns, como banheiro e cozinha, as janelas devem ficar abertas. O uso de máscara cirúrgica, bem ajustada na boca e nariz, é recomendado caso outros moradores circulem na casa.

O paciente deve ficar atento e lavar as mãos várias vezes, de preferência com água e sabonete líquido. E, se possível, usar toalhas de papel descartável para secá-las. Os alimentos e objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados. Os itens, contudo, podem ser reutilizados após higienização com detergente comum.

Dicas de proteção:

  • Evite contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada;
  • Evite o contato com superfícies e objetos recentemente contaminados;
  • Evite contato com pessoas com diagnóstico positivo;
  • Higienize as mãos com frequência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação